Solicitar feedback para colegas vale a pena?

Será que solicitar feedback para colegas vale a pena? Quais as vantagens por trás desse tipo de comportamento?

Afinal, sempre ouvimos falar que solicitar feedback para o chefe é essencial para o crescimento profissional. Porém, e quando estamos falando dos colegas de trabalho? Será que o feedback também pode ser relevante e, em alguns casos, essencial?

Neste texto, reunimos algumas vantagens de aderir a essa possibilidade no seu dia a dia. Confira para saber mais!

Solicitar feedback para colegas vale a pena? Entenda as vantagens!

Sim, com certeza vale muito a pena. Isso porque ao solicitar feedback para colegas você terá uma visão diferente sobre o dia a dia de trabalho, além de absorver experiências e sugestões interessantes. Por isso, não tenha medo de pedir feedback para quem está ao seu lado todos os dias! E aproveite para usufruir de vantagens como:

1. O colega conhece as dificuldades mais do que ninguém

Se o seu colega de trabalho faz as mesmas atividades que você, é possível que ele entenda as suas dificuldades como ninguém, concorda? Além disso, pode ser possível que ele também tenha passado por dificuldades semelhantes, e encontrado formas de lidar com isso. Sendo assim, solicitar feedback para colegas é abrir caminho para ser compreendido e acolhido, além de trocar experiências interessantes.

2. Colegas experientes podem apresentar caminhos promissores

No caso dos colegas de trabalho com maior experiência, o feedback pode ser muito promissor. Afinal, eles podem lhe direcionar para caminhos menos tortuosos e que tragam mais frutos para a sua vida profissional. E sabe por que eles podem oferecer isso? Porque eles, provavelmente, já passaram por situações semelhantes e encontraram essas soluções na prática.

Assim você pode poupar tempo e, inclusive, “aprender com o erro” dos outros. Ou melhor, com a aprendizagem que os outros adquiriram no decorrer da carreira.

3. Colegas estão ao nosso lado o dia inteiro

Os nossos colegas estão por perto o dia inteiro. Isso significa que eles podem conhecer muita coisa sobre nós, incluindo os pontos fortes e fracos. Por isso, solicitar feedback para colegas é abrir caminho para discutir pontos de melhoria que talvez não consigamos enxergar sozinhos, mas que um bom colega é capaz de apontar e comunicar isso a nós.

4. A relação pode ficar ainda mais próxima

A nossa relação pode ficar ainda mais próxima quando começamos a solicitar feedback para colegas. Afinal, nossos colegas perceberão que os consideramos importantes, e que queremos aprender com eles. E isso pode fortalecer os laços que existem entre todos os envolvidos, viabilizando um trabalho em equipe mais interessante.

5. Todo feedback bem-feito vale a pena

Por fim, é sempre bom lembrar que todo tipo de feedback, quando bem-feito, vale a pena. Por meio deles nós podemos aprender muitas coisas, sempre visando o nosso crescimento e desenvolvimento. E é esse crescimento que nos ajuda a ter mais motivação e satisfação profissional, por exemplo.

Portanto, se você está pensando em solicitar feedback para colegas, faça isso! Aproveite as aprendizagens que virão a seguir. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.