Sisu registra recorde e governo comemora. Veja números

Governo federal divulgou novos números sobre o sistema de inscrição no Sisu, que foi realizado na semana passada

O governo federal encerrou na última semana o processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se do procedimento que seleciona candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas disponíveis em instituições públicas em todas as 27 unidades da federação.

E o fato é que o governo federal comemorou os números que foram alcançados este ano. Dados oficiais apontam que 1.271.301 pessoas realizaram a inscrição este ano. De acordo com o Ministério da Educação, este é um recorde considerando o recorte dos últimos sete anos.

Este montante corresponde a 57,6% do quantitativo de candidatos aptos a esta edição do programa. Vale lembrar que este ano o Sisu está oferecendo 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior que estão participando do processo.

Os cursos mais procurados

O MEC revelou ainda a lista de cursos que receberam mais inscrições. Veja abaixo:

  • medicina 298.316;
  • direito (57.364);
  • administração (118.883);
  • psicologia (103.336);
  • enfermagem (99.768);
  • pedagogia (89.702);
  • medicina veterinária (65.271);
  • ciência da computação (57.385). 

“Do total de vagas (264.181), 141.555 foram ofertadas como reserva para a Lei de Cotas e ações afirmativas das instituições de ensino superior. Com a aprovação da nova Lei de Cotas, que incluiu cota específica para quilombolas, o Sisu adotou as alterações estabelecidas na nova legislação, aprimorando, já a partir dessa edição, o acesso ao ensino superior”, disse o Ministério da Educação. 

Sisu registra recorde e governo comemora. Veja números
Medicina foi curso mais buscado no Sisu deste ano. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os números anteriores do Sisu

Ainda tomando como base os números divulgados pelo Ministério da Educação, é possível perceber que a taxa de participação no Sisu variou entre 53,6% e 56,7% dos candidatos aptos a participarem das duas últimas edições anuais do programa.

Neste ano de 2024, o Sisu passa a ter uma etapa única de inscrição. Isso significa que uma mesma aplicação será válida para as entradas do início do ano e também do meio do ano.

E quando sai o resultado do Sisu?

Mas afinal de contas, quando sai de fato o resultado do Sisu? Segundo informações do MEC, os candidatos precisarão esperar apenas mais algumas horas. A ideia geral é divulgar a listagem dos selecionados para a primeira chamada do processo seletiva já nesta terça-feira (30).

“Diferentemente dos anos anteriores, em 2024 a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, disse o MEC.

Logo depois, será dado início ao prazo para os estudantes não selecionados manifestem interesse em participar da chamada lista de espera. Eles terão que realizar o procedimento até o dia 7 de fevereiro.

Já os alunos que conseguirem ser selecionados poderão realizar as matrículas em suas respectivas universidades entre os dias 1º de fevereiro e a 7 do mesmo mês.

“Os procedimentos para preenchimento das vagas por meio da lista de espera são definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012″, seguiu o Ministério. 

Em resumo:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 foi realizado oficialmente nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelaram que em 2023, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a realização do Enem. O número é 13,1% maior do que o número de 2022. Em termos totais, estamos falando de um crescimento de pouco mais de 500 mil candidatos.

Para acessar o resultado oficial do Enem, o estudante precisa acessar a Página do Participante, através do seu login único da plataforma gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.