Concurso Mapa: com edital aberto, sindicato fala sobre lotação e prevê mais aprovados

Veja mais detalhes

Concurso Mapa oferta 500 vagas

Com edital na praça, o concurso Mapa traz chances e oportunidades com o total de 500 vagas. Vale lembrar que devido lotação, pode haver mais contratações.

Veja mais.

Concurso Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária anuncia mais de 500 vagas por meio do Concurso Público Nacional Unificado, sendo 200 delas destinadas ao cargo estratégico de auditor-fiscal federal agropecuário.

A carreira de auditor-fiscal federal agropecuário é composta por profissionais especializados nas seguintes áreas:

  • Engenheiro Agrônomo
  • Médico Veterinário
  • Químico
  • Farmacêutico
  • Zootecnista

Esta carreira, apesar de relativamente nova no governo, desempenha um papel crucial dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a atuação desses profissionais se estende por toda a cadeia produtiva agropecuária nacional.

Atuação e Importância

Os auditores-fiscais federais agropecuários desempenham um papel estratégico nas áreas de:

  • Produção de alimentos
  • Produção de insumos agrícolas
  • Controle desses insumos
  • Fiscalização nas fronteiras, portos e aeroportos
  • Laboratórios
  • Diversas áreas de fomento e fiscalização vinculadas ao Ministério da Agricultura

Impacto na Economia Nacional

Ricardo Nascimento, representante do Anffa Sindical, destaca que os impactos da carreira se refletem em toda a economia nacional, preservando a qualidade dos alimentos consumidos no Brasil e exportados para mais de duzentos países.

Requisitos para Participação

O concurso Mapa  destina-se a profissionais com nível superior nas respectivas áreas de atuação.

Concurso Mapa: com edital aberto, sindicato fala sobre lotação e prevê mais aprovados
Concurso Mapa: com edital aberto, sindicato fala sobre lotação e prevê mais aprovados. Imagem: Reprodução

Concurso Mapa

O edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) apresenta 200 vagas para o cargo estratégico de auditor-fiscal federal agropecuário, porém, segundo o vice-presidente do Anffa Sindical, essa quantidade ainda é insuficiente para suprir a demanda existente.

De acordo com Ricardo, atualmente existem 1.281 vagas disponíveis para o cargo de auditor-fiscal federal agropecuário, indicando uma necessidade maior de contratações. A oferta de 200 vagas no atual edital é vista como uma expectativa positiva, mas ainda insuficiente.

No último concurso, realizado em 2017 e com oferta apenas para a especialidade de medicina veterinária, a maior parte dos auditores aprovados ingressou nos anos seguintes, em 2018 e 2019. Ricardo destaca que esses profissionais foram direcionados para áreas cruciais, especialmente em frigoríficos e indústrias com produtos de origem animal.

Para o atual concurso Mapa, através do edital unificado, o sindicato trabalha com a expectativa de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento consiga uma autorização adicional para chamar mais aprovados, buscando pelo menos dobrar o quantitativo inicial de vagas.

Ricardo relembra o concurso de 2017, que inicialmente oferecia 300 vagas e resultou na convocação de 539 médicos veterinários aprovados. Essa experiência anterior motiva a esperança de que a atual oferta também possa ser ampliada para atender às demandas da carreira de auditor-fiscal federal agropecuário.

Necessidades e Distribuição das Vagas

Ricardo destaca que a abrangência deste novo concurso, que contempla vagas em cinco formações diferentes, contribuirá para uma melhor distribuição de profissionais dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O órgão já enfrenta sobrecarga em suas atividades devido à falta de auditores em número suficiente.

A atuação com um quadro reduzido e a ausência de auditores em quantidade adequada geram dificuldades e sobrecarga de trabalho para a equipe. O concurso, mesmo que alivie um pouco essa pressão, ainda é considerado insuficiente. Isso se deve ao fato de que aproximadamente 500 colegas poderiam se aposentar imediatamente, e as 200 vagas oferecidas não cobrem nem mesmo a possibilidade de aposentadoria desse contingente.

Cargos do concurso Mapa

No contexto do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), as vagas para auditor-fiscal federal agropecuário estão alocadas no bloco temático 3, denominado “Ambiental, Agrário e Biológicas”. A distribuição das oportunidades é a seguinte:

  • Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Engenheiro Agrônomo (com registro no Conselho de Classe): 116 vagas;
  • Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário (com registro no Conselho de Classe): 55 vagas;
  • Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Químico (com registro no Conselho de Classe): 12 vagas;
  • Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Farmácia: 11 vagas;
  • Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Zootecnista (com registro no Conselho de Classe): 6 vagas.

Os ganhos iniciais para a carreira são de R$16.555,33, já considerando o auxílio-alimentação concedido aos servidores federais.

Concursos e Necessidades da Carreira

O presidente do Anffa Sindical destaca que tanto o Ministério da Agricultura quanto a categoria almejam a realização de concursos regulares, anualmente. Há a intenção de encaminhar um novo pedido ao Ministério da Gestão e Inovação ainda neste ano para reforçar a urgência dessas seleções. O quantitativo autorizado até o momento não atende às demandas reais da carreira.

Ricardo Nascimento revela que atualmente são cerca de 2.300 servidores ativos. Entretanto, devido ao expressivo volume de exportações do mercado brasileiro, o Ministério da Agricultura precisa de um contingente maior de auditores para desempenhar todas as atividades de forma eficaz.

Ele ressalta a importância do trabalho desempenhado pela carreira, afirmando que é o esforço coletivo que gera satisfação para a sociedade brasileira. Encoraja os candidatos a se prepararem com dedicação, assumirem o desafio, dedicarem tempo aos estudos e permanecerem calmos no dia da prova. Expressa otimismo sobre a possibilidade de, em breve, estarem todos reunidos como colegas de profissão.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.