SISU, PROUNI e FIES 2023: MEC antecipa inscrições; confira o calendário

As inscrições para os programas estudantis em 2023 foram antecipadas pelo MEC

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que irá antecipar as inscrições dos programas estudantis SISU (Sistema de Seleção Unificada), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para o ano de 2023.

De acordo com o MEC, os editais com as informações detalhadas sobre os critérios de seleção e cronograma serão publicados em janeiro de 2023.

Os 3 programas do Governo Federal visa realizar um processo seletivo para que os alunos ingressem em faculdades e universidades. Assim, recebem diferentes formas de incentivos e facilidades em cada programa. Para a seleção, o MEC utiliza a nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quando vai ser o SISU 2023?

Os resultados do SISU (Sistema de Seleção Unificada) estavam previstos para sair no dia 7 de março de 2023. No entanto, o Ministério da Educação antecipou a abertura do processo para ocorrer entre os dias 16 e 24 de fevereiro, ou seja, durante o período de Carnaval. Assim, a divulgação dos resultados foi antecipada para o dia 28 de fevereiro.

Através do programa, os estudantes podem ingressar em uma das diversas universidades públicas espalhadas pelo Brasil. Para participar do programa em 2023, basta ter feito o ENEM em 2022.

A inscrição é totalmente gratuita e você pode realizá-la por meio do Portal Oficial do SISU durante o período de inscrições. Assim, você poderá escolher até duas opções de cursos para concorrer.

Inscrições para o PROUNI e o FIES

O Prouni e o FIES são dois programas estudantis que permitem os estudantes ingressarem em universidades particulares.

As inscrições do PROUNI estarão abertas entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março. Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 7 de março. Neste programa, você pode ganhar bolsa de estudos de até 100% em faculdades particulares do Brasil.

Por outro lado, com o FIES, você pode financiar o seu curso com condições especiais de pagamento apenas quando concluí-lo. Se você realizou o Enem a partir da edição de 2010, poderá participar do programa de financiamento. As inscrições ocorrerão entre os dias 7 a 10 de março. Os resultados serão divulgados no dia 14 de março de 2023.

A seguir, confira a tabela com o resumo das datas dos programas estudantis em 2023:

  • Sisu
  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado: 28 de fevereiro

 

  • Prouni
  • Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultado 1ª chamada: 7 de março
  • Resultado 2ª chamada: 21 de março

 

  • Fies
  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado: 14 de março

Resultado Enem 2022

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável pela aplicação e divulgação dos resultados do ENEM.

De acordo com a instituição, todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio poderão conferir os resultados a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

Se você realizou o ENEM e deseja conferir as respostas, desde o dia 23 de novembro, os gabaritos das provas estão disponíveis no Portal do Inep. Para conferir o resultado final e a sua nota em todas as áreas, você deverá acessar a Página do Participante a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

Assim, poderá realizar a inscrição nos programas SISU, PROUNI e FIES em 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.