SISU 2024: veja quais são os cursos com mais vagas disponíveis

Estão sendo oferecidas mais de 250 mil vagas

O período de inscrições para participar do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começou nesta segunda-feira, 22 de janeiro. Dessa forma, todos os estudantes interessados em participar da seleção já podem consultar as vagas que foram disponibilizadas pelas instituições brasileiras participantes através do processo seletivo.

Escolher um curso para se candidatar pode não ser uma tarefa simples Assim, para que você possa participar do programa, trouxemos um resumo com os cursos com mais vagas nesta edição da seleção e outras informações sobre o SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: mais de 250 mil vagas foram disponibilizadas

Nesta edição do SISU, serão oferecidas 264.254 vagas para cursos de nível superior em instituições brasileiras. As vagas serão disponibilizadas pelas 127 instituições participantes do processo seletivo, incluindo universidades federais, estaduais, institutos federais e centros tecnológicos.

Precisamos destacar que a quantidade de vagas inclui oportunidades para ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024. Isso porque, segundo o anúncio oficial do MEC (Ministério da Educação), o SISU 2024 será realizado em uma única edição, ao contrário do que acontecia até o ano passado, quando eram realizadas duas edições anuais. Dessa forma, as vagas oferecidas serão disponibilizadas em janeiro, mas os candidatos aprovados poderão ingressar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Cursos com mais vagas SISU
O curso com mais vagas nesta edição do SISU é Pedagogia. Imagem: Pronatec/Reprodução

Além disso, as vagas também serão direcionadas para duas modalidades de participação no SISU: “ampla concorrência” e “cotas”. Em 2024, o SISU seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, está prevista a reserva de vagas oferecidas segundo os critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições participantes.

Por fim, é importante notar que os cursos são oferecidos em períodos diferentes (matutino, vespertino, noturno e integral) e também em modalidades diferentes (presencial e à distância). Dessa forma, é importante que o candidato fique atento à esses detalhes no momento da escolha do curso. 

SISU 2024: quais são os cursos com mais vagas?

Segundo os dados publicados até o momento, o curso com o maior número de vagas nesta edição do SISU é Pedagogia, com 9.952 vagas disponíveis. 

A seguir, o curso com mais vagas é Administração, com 9.385 vagas. Em terceiro lugar está Matemática, com 8.585 vagas. Ciências Biológicas ocupa o quarto lugar na lista com 8.523 vagas, enquanto Direito fica na quinta posição com 7.871 vagas. 

Na sexta posição da lista de cursos com maior número de vagas está Química, com 6.793 vagas. Física ocupa o sétimo lugar, com 6.648 vagas e Engenharia Civil, por sua vez, está em oitavo lugar, com 6.057 vagas. 

Por fim, os cursos de Medicina e Ciências Contábeis ocupam, respectivamente, o nono e décimo lugares, com 5.733 e 5.512 vagas.

Entre os demais cursos com mais vagas no SISU 2024, estão: História, Ciências da Computação e Enfermagem.

SISU 2024: instituições com mais vagas

O MEC também divulgou quais são as instituições com mais vagas nesta edição do SISU 2024. Veja quais são elas a seguir:

  1. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 9.240 vagas;
  2. UFF (Universidade Federal Fluminense): 8.788 vagas;
  3. UFPB (Universidade Federal da Paraíba): 7.750 vagas;
  4. UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): 7.186 vagas;
  5. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): 7.012 vagas;
  6. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): 6.309 vagas;
  7. UFC (Universidade Federal do Ceará): 6.278 vagas;
  8. UFBA (Universidade Federal da Bahia): 6.170 vagas;
  9. UEPB (Universidade Estadual da Paraíba): 5.988 vagas;
  10. UFMA (Universidade Federal do Maranhão): 5.884 vagas.

Além das universidades, os institutos federais também estão oferecendo vagas por meio do SISU 2024. Dentre os institutos, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) é o que está oferecendo mais vagas no SISU: são mais de 5 mil vagas para essa edição..

SISU 2024: como se inscrever? 

As inscrições para o SISU 2024 e prazo para participar do SISU 2024 termina nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro. Veja o passo a passo para fazer a sua inscrição:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
  2. Faça login com os dados da sua conta gov.br ou crie uma conta;
  3. Indique até duas opções de curso;
  4. Aguarde o fim do período de inscrições para visualizar os resultados.

Caso tenha alguma dúvida, acesse o edital divulgado pelo MEC e confira todas as informações oficias sobre o SISU 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.