SISU 2024: selecionados têm até quarta (07/02) para fazer matrícula

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que permite o ingresso de estudantes em cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. A cada ano, milhares de estudantes brasileiros têm a oportunidade de concorrer a vagas em diversas universidades do país por meio do SISU.

Neste ano, o prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada se encerra nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro.

Matrícula e registro acadêmico

Após a divulgação dos resultados do SISU, os estudantes selecionados têm um prazo determinado para realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos. O MEC ressalta que é responsabilidade do candidato observar as condições, procedimentos e documentos necessários para efetuar a matrícula, além de estar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição.

É fundamental que os estudantes entrem em contato com a instituição para a qual foram selecionados o mais breve possível, a fim de obter todas as informações necessárias para efetuar a matrícula dentro do prazo estabelecido. A falta de realização da matrícula dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.

Lista de espera

Caso o estudante não tenha sido selecionado na primeira chamada do SISU, ainda há uma chance de conseguir uma vaga por meio da lista de espera. Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada podem manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 7 de fevereiro.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do SISU no portal Acesso Único. É importante ressaltar que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Convocação dos candidatos em lista de espera

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá no dia 16 de fevereiro. Portanto, é essencial que os estudantes que manifestaram interesse na lista de espera fiquem atentos aos próximos comunicados das instituições para as quais se inscreveram.

Sobre o SISU 2024

O SISU 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. É importante destacar que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, sendo necessário cumprir com os requisitos e procedimentos específicos da instituição para efetivar a matrícula.

Acesso gratuito à internet e taxa de inscrição

As instituições de ensino superior devem oferecer acesso gratuito à internet para a realização da inscrição no SISU, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. Além disso, é importante ressaltar que não podem ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo do SISU.

Ademais, o SISU é uma oportunidade para os estudantes brasileiros ingressarem em cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. É fundamental que os selecionados na primeira chamada realizem a matrícula dentro do prazo estabelecido, seguindo as orientações da instituição para a qual foram admitidos.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada ainda têm a chance de participar da lista de espera, que poderá ser utilizada pelas instituições ao longo do ano para o preenchimento de vagas remanescentes. Fique atento aos prazos e informações divulgadas pelas instituições e boa sorte em sua jornada acadêmica!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.