Sisu 2023: quer concorrer a uma vaga? Confira os cursos mais concorridos

Neste ano, as inscrições começam no dia 16 de fevereiro e seguem abertas até o dia 24

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 está prestes a abrir o processo de inscrição. São milhares de vagas em universidades e instituições públicas espalhadas por todo o país. O programa é dos meios mais importantes e conhecidos de acesso ao ensino superior.

Neste ano, as inscrições começam no dia 16 de fevereiro e seguem abertas até o dia 24. Os resultados serão divulgados no dia 28 do mesmo mês.

Cursos mais concorridos do Sisu 2023

De acordo com um levantamento da Gama pré-vestibular, os cursos mais concorridos para o Sisu 2023 são das áreas de saúde: Medicina, Biomedicina e Enfermagem. Em seguida aparecem como destaque Medicina Veterinária, Agronomia e Direito.

Nota de corte e concorrência

Quem pretende cursa Medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), por exemplo, deve ficara tento. A nota de corte é de 793,90, segundo a Lei de cotas. Com apenas 5 vagas disponíveis, concorrência, por sua vez, está na casa de 243,8 concorrentes por vaga.

Já o curso de Biomedicina, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem nota de corte igual a 778,40. São apenas três vagas disponíveis com concorrência de 248,33.

Ainda na área de saúde, na Universidade de São Paulo (USP), curso de enfermagem, a nota de corte corresponde a 740,26 para a Lei de cotas.

Concorrência para o curso de Direito

Além desses cursos, Direito também aparece na preferência dos estudantes brasileiros. Com apenas uma vaga disponibilizada, Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, a nota de corte para ampla concorrência é de 776,6.

Por sua vez, o curso de Medicina Veterinária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) também segue concorrido. A nota de corte é igual a 715,50, na Lei de cotas.

Paulo Victor Scherrer, diretor de Growth na Gama Ensino, ainda comenta sobre a disparidade de cursos altamente concorridos e cursos que sequer alcançam o número mínimo de preenchimento de inscritos.

“Ao mesmo tempo que temos cursos com mais de 200 candidatos por vagas, em 2022 foram mais  de 9 mil cursos que não tiveram número de inscritos suficientes para preencher as vagas em alguma modalidade”, aponta Scherrer.

Sisu

O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.

Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média se concede três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.

Inscrições  do Sisu 2023

As inscrições do programa acontecem entre os dias 16 e 24 de fevereiro.  Os resultados serão divulgados a partir do dia 28 de fevereiro.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.