• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Concursos Públicos Concursos Previstos

Educação Rio: secretário anuncia contratação de 1.240 professores

Anna Munhoz por Anna Munhoz
15 de fevereiro de 2023, 11:45h
em Concursos Previstos, Notícias
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

O secretário de educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, anunciou nessa terça-feira, 14 de fevereiro, que o município irá realizar a contratação de 1.240 professores até o mês de março.

As contratações irão abranger os aprovados no último concurso público. Do total de contratações anunciadas, 570 se referem aos aprovados e outras 670 são para professores temporários contratados por meio de processo seletivo.

“A gente vai sentir esse efeito positivo nas escolas nas próximas semanas. A gente está correndo ao máximo aqui na prefeitura, com todo o trâmite administrativo, financeiro, para que isso esteja sendo executado com a maior brevidade possível”, afirmou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

A expectativa do governo municipal é reduzir consideravelmente o déficit de profissionais na área.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Para isso, além das novas contratações, um programa de horas extras foi criado para aliviar a falta de professores da rede. Cerca de 10 mil profissionais aderiram ao novo programa da prefeitura.

“A gente quer garantir que, ao longo do ano letivo e nos próximos, de uma vez por todas, esse desafio seja superado”, destacou o secretário durante entrevista à Rede Globo.

O secretário de educação do Rio de Janeiro também está de olho em um novo concurso público, de modo que esse déficit possa ser resolvido definitivamente a longo prazo.

VocêPode Gostar

Prédio da Justiça do Trabalho da 8ª Região, sede do TRT8, representando o novo concurso para Técnico e Analista Judiciário.

Concurso TRT8: saiba quais assuntos priorizar nos estudos para a área Administrativa

16 de setembro de 2026, 06:59h
Prédio da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que realizará concurso para Auditor Federal de Finanças e Controle.

Concurso CGU terá ação afirmativa para mulheres; veja como funcionará a medida

15 de setembro de 2026, 14:19h
Professora em sala de aula da rede pública com estudantes, representando o concurso SEDF 2026.

Concurso SEDF: secretário confirma edital até o fim do ano com mais de 10 mil vagas previstas

15 de setembro de 2026, 12:34h

Inclusive, o concurso para a SME RJ já está previsto no orçamento municipal. O certame deverá contemplar candidatos com nível médio e superior, nos seguintes cargos:

Nível médio

  • Agente de apoio à Educação Especial;
  • Secretário escolar

Nível superior

  • Professor de Educação Infantil;
  • PEF – anos iniciais (3ª , 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 11ªCRE’s);
  • PEF – Educação Física;
  • PEF – artes Cênicas/Plásticas/ Ed. musical;
  • PEF – Geografia;
  • PEF – Matemática.

Contudo, apesar de já constar no planejamento da prefeitura, o novo concurso ainda não possui quantitativo de vagas, nem mesmo as remunerações previstas para cada cargo.

O último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no ano de 2019, ofertou 1.652 vagas para o cargo de professor adjunto da educação infantil.

São Paulo também prevê concurso para professores com 15 mil vagas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP) também prevê um novo concurso para professores. A expectativa é que o edital seja lançado em breve.

A comissão organizadora do certame já está formada e, segundo informações da própria pasta, cerca de 15 mil vagas devem ser oferecidas pelo edital.

O concurso prevê a criação de vagas para professores de todas as disciplinas que compõe o currículo escolar nacional divididas entre jornada completa (25 horas) e jornada ampliada (40 horas).

Do total de vagas previstas para o certame, 10.742 serão destinadas aos professores em jornada ampliada de trabalho docente, ou seja, 40 horas semanais. As demais 4.258 vagas serão oferecidas aos professores em jornada completa de trabalho ou 25 horas semanais.

Em nota à imprensa, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que “Já foi montada uma comissão que está dando andamento ao edital. A Seduc trabalha para que haja uma contratação rápida e que atenda às necessidades pedagógicas da Pasta. As 15 mil vagas do concurso serão distribuídas entre todas as disciplinas conforme demanda das unidades escolares”.

O concurso para professores SP está autorizado desde setembro do ano passado, ainda durante a gestão do ex-governador Rodrigo Garcia.

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pela SEE SP para os anos iniciais do ensino fundamental devem apresentar formação em nível superior normal, pedagogia ou em programa especial de formação pedagógica superior.

Já para os anos finais do ensino fundamental ou para o ensino médio, os candidatos devem comprovar formação superior em licenciatura na disciplina desejada, como língua portuguesa, história ou biologia.

Último concurso para professores SP aconteceu em 2014

O último concurso realizado pela SEE SP já contam quase dez anos. O certame aconteceu entre os anos de 2014 e 2015, desde então o governo do estado não realizou mais nenhuma contratação efetiva de professores para a rede pública do estado.

Na ocasião, foram ofertadas 5.734 vagas para professores da Educação Básica I que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental.

A Fundação Vunesp foi a responsável pela elaboração e organização do concurso, composto por prova objetiva, discursiva e de títulos.

As vagas, no entanto, foram destinadas apenas a capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo e as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto.

Já o último concurso para professores da Educação Básica II (PEB II) que atende aos anos finais do ensino fundamental e médio, foi realizado em 2013. Ou seja, já são dez anos sem seleção pública para cargo de professor efetivo no estado.

Na época, cerca de 59 mil vagas foram oferecidas para todo o estado de São Paulo para as disciplinas de disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História e Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial.

Sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame contou com duas etapas, sendo a primeira composta por provas objetiva e discursiva e a segunda etapa com avaliação de títulos.

A Fundação Getúlio Vargas também está cotada para realizar o concurso SME RJ.

Tags: concurso educação rjconcurso professores rjeducação rj
Postagem anterior

“Ninguém precisa correr para o CRAS”, diz secretária sobre pente-fino do Bolsa Família

Próxima postagem

IFES promove Processo seletivo com cinco vagas para Professores 

Anna Munhoz

Anna Munhoz

Jornalista dedicada a produção de conteúdo web. No portal Notícias Concursos escreve sobre concursos em andamento por todo o Brasil, auxiliando concurseiros na busca de novas oportunidades.

Artigos Relacionados - Posts

Prédio da Justiça do Trabalho da 8ª Região, sede do TRT8, representando o novo concurso para Técnico e Analista Judiciário.
Amapá

Concurso TRT8: saiba quais assuntos priorizar nos estudos para a área Administrativa

16 de setembro de 2026, 06:59h
Prédio da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que realizará concurso para Auditor Federal de Finanças e Controle.
Área Fiscal

Concurso CGU terá ação afirmativa para mulheres; veja como funcionará a medida

15 de setembro de 2026, 14:19h
Professora em sala de aula da rede pública com estudantes, representando o concurso SEDF 2026.
Centro-Oeste

Concurso SEDF: secretário confirma edital até o fim do ano com mais de 10 mil vagas previstas

15 de setembro de 2026, 12:34h
Trabalhador analisando documento durante conversa no ambiente de trabalho, representando a demissão por acordo.
Notícias

Demissão por acordo: veja se vale a pena e quais direitos o trabalhador mantém

14 de setembro de 2026, 19:11h
Policial penal de Pernambuco fardado com identificação da Polícia Penal nas costas durante preparação para concurso público.
Cebraspe

Concurso da Polícia Penal-PE: termo de referência revela etapas previstas para a seleção

14 de setembro de 2026, 16:51h
Mulher analisando documentos em ambiente bancário, representando os concursos bancários previstos para 2026.
Banco Central

Concursos Bancários: conheça as principais carreiras, veja os editais previstos e saiba qual escolher

14 de setembro de 2026, 09:52h
Próxima postagem

IFES promove Processo seletivo com cinco vagas para Professores 

Concurso da Mega-Sena

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 53 milhões; confira o resultado do concurso anterior

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Médico analisa documento de prova ao lado de notebook, representando a conferência dos gabaritos preliminares e dos cadernos de prova do Enamed e do Revalida.

Enamed e 1º etapa do Revalida 2026/2: Inep divulga gabaritos preliminares e cadernos de provas

16 de setembro de 2026, 08:01h
Prédio da Justiça do Trabalho da 8ª Região, sede do TRT8, representando o novo concurso para Técnico e Analista Judiciário.

Concurso TRT8: saiba quais assuntos priorizar nos estudos para a área Administrativa

16 de setembro de 2026, 06:59h
Participantes chegando ao local de aplicação da Prova Nacional Docente, representando a PND 2026.

PND 2026: confira o cronograma, detalhes da prova e os conteúdos para revisar

15 de setembro de 2026, 20:47h
Médico analisa diploma e documentos, representando o prazo para o envio da documentação comprobatória do Revalida 2026/2.

Revalida 2026/2: candidatos têm até 19/09 para enviar documentação comprobatória da formação médica

15 de setembro de 2026, 19:11h
Professora confere documento de identificação e informações, representando o que é necessário para o dia da PND 2026.

PND 2026: veja horário da prova, documentos obrigatórios e tudo o que é necessário para o dia do exame

15 de setembro de 2026, 17:35h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.