Educação Rio: secretário anuncia contratação de 1.240 professores

As contratações irão abranger os aprovados no último concurso público, além de professores temporários.

O secretário de educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, anunciou nessa terça-feira, 14 de fevereiro, que o município irá realizar a contratação de 1.240 professores até o mês de março.

As contratações irão abranger os aprovados no último concurso público. Do total de contratações anunciadas, 570 se referem aos aprovados e outras 670 são para professores temporários contratados por meio de processo seletivo.

“A gente vai sentir esse efeito positivo nas escolas nas próximas semanas. A gente está correndo ao máximo aqui na prefeitura, com todo o trâmite administrativo, financeiro, para que isso esteja sendo executado com a maior brevidade possível”, afirmou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

A expectativa do governo municipal é reduzir consideravelmente o déficit de profissionais na área.

Para isso, além das novas contratações, um programa de horas extras foi criado para aliviar a falta de professores da rede. Cerca de 10 mil profissionais aderiram ao novo programa da prefeitura.

“A gente quer garantir que, ao longo do ano letivo e nos próximos, de uma vez por todas, esse desafio seja superado”, destacou o secretário durante entrevista à Rede Globo.

O secretário de educação do Rio de Janeiro também está de olho em um novo concurso público, de modo que esse déficit possa ser resolvido definitivamente a longo prazo.

Inclusive, o concurso para a SME RJ já está previsto no orçamento municipal. O certame deverá contemplar candidatos com nível médio e superior, nos seguintes cargos:

Nível médio

  • Agente de apoio à Educação Especial;
  • Secretário escolar

Nível superior

  • Professor de Educação Infantil;
  • PEF – anos iniciais (3ª , 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 11ªCRE’s);
  • PEF – Educação Física;
  • PEF – artes Cênicas/Plásticas/ Ed. musical;
  • PEF – Geografia;
  • PEF – Matemática.

Contudo, apesar de já constar no planejamento da prefeitura, o novo concurso ainda não possui quantitativo de vagas, nem mesmo as remunerações previstas para cada cargo.

O último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no ano de 2019, ofertou 1.652 vagas para o cargo de professor adjunto da educação infantil.

São Paulo também prevê concurso para professores com 15 mil vagas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP) também prevê um novo concurso para professores. A expectativa é que o edital seja lançado em breve.

A comissão organizadora do certame já está formada e, segundo informações da própria pasta, cerca de 15 mil vagas devem ser oferecidas pelo edital.

O concurso prevê a criação de vagas para professores de todas as disciplinas que compõe o currículo escolar nacional divididas entre jornada completa (25 horas) e jornada ampliada (40 horas).

Do total de vagas previstas para o certame, 10.742 serão destinadas aos professores em jornada ampliada de trabalho docente, ou seja, 40 horas semanais. As demais 4.258 vagas serão oferecidas aos professores em jornada completa de trabalho ou 25 horas semanais.

Em nota à imprensa, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que “Já foi montada uma comissão que está dando andamento ao edital. A Seduc trabalha para que haja uma contratação rápida e que atenda às necessidades pedagógicas da Pasta. As 15 mil vagas do concurso serão distribuídas entre todas as disciplinas conforme demanda das unidades escolares”.

O concurso para professores SP está autorizado desde setembro do ano passado, ainda durante a gestão do ex-governador Rodrigo Garcia.

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pela SEE SP para os anos iniciais do ensino fundamental devem apresentar formação em nível superior normal, pedagogia ou em programa especial de formação pedagógica superior.

Já para os anos finais do ensino fundamental ou para o ensino médio, os candidatos devem comprovar formação superior em licenciatura na disciplina desejada, como língua portuguesa, história ou biologia.

Último concurso para professores SP aconteceu em 2014

O último concurso realizado pela SEE SP já contam quase dez anos. O certame aconteceu entre os anos de 2014 e 2015, desde então o governo do estado não realizou mais nenhuma contratação efetiva de professores para a rede pública do estado.

Na ocasião, foram ofertadas 5.734 vagas para professores da Educação Básica I que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental.

A Fundação Vunesp foi a responsável pela elaboração e organização do concurso, composto por prova objetiva, discursiva e de títulos.

As vagas, no entanto, foram destinadas apenas a capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo e as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto.

Já o último concurso para professores da Educação Básica II (PEB II) que atende aos anos finais do ensino fundamental e médio, foi realizado em 2013. Ou seja, já são dez anos sem seleção pública para cargo de professor efetivo no estado.

Na época, cerca de 59 mil vagas foram oferecidas para todo o estado de São Paulo para as disciplinas de disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História e Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial.

Sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame contou com duas etapas, sendo a primeira composta por provas objetiva e discursiva e a segunda etapa com avaliação de títulos.

A Fundação Getúlio Vargas também está cotada para realizar o concurso SME RJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.