Sintomas de hipertensão: não ignore os alertas do seu corpo!

Algumas pessoas podem conviver com os sintomas de hipertensão e nem se dar conta de que se trata de sinais de pressão alta. Por isso, neste texto, reunimos algumas considerações sobre sintomas que tendem a ser comuns nesses casos. Acompanhe e saiba mais!

Quais são os sintomas de hipertensão?

Antes de analisarmos quais são os sintomas de hipertensão, é importante reforçar a ideia de que nem sempre a pessoa apresentará sinais. Isto é, alguns hipertensos podem ser assintomáticos. Portanto, nesses casos, os exames de rotina devem ser mantidos para avaliar se há a presença de alterações na pressão arterial. Ademais, também podemos observar pontos como:

1. Dor de cabeça persistente

A dor de cabeça pode aparecer em algumas pessoas que sofrem de hipertensão, devido ao aumento da pressão que ocorre nos vasos sanguíneos.

2. Visão turva ou embaçada

A visão turva ou embaçada é outro sintoma que costuma ser comum em crises de hipertensão. A pessoa pode ter a sensação de não estar enxergando direito ou ficar com a visão mais “escura”.

3. Náuseas e vômitos

Quando pensamos nos sintomas de hipertensão, algumas pessoas podem apresentar náuseas e vômitos, por conta do mal-estar geral que essa condição de saúde pode ocasionar.

4. Zumbido nos ouvidos

A pressão aumentada também pode aparecer em forma de sintoma de zumbido nos ouvidos, ou então, de ouvido “fechado”, como algumas pessoas relatam ao estarem sofrendo uma crise de hipertensão.

5. Tontura ou vertigem

A tontura e a vertigem também são sintomas que podem aparecer em casos de hipertensão. Porém, é bom termos em mente que nem sempre este será um sinal de pressão alta e, portanto, investigar mais de perto é bem importante.

6. Cansaço excessivo

A pressão arterial elevada também pode causar uma maior sensação de fadiga e de cansaço excessivo no dia a dia. Nos momentos de crise, a pessoa também pode apresentar um cansaço além da conta, sem uma causa aparente. Por isso, investigar esse sintoma é muito importante para tomar as medidas cabíveis o quanto antes.

7. Taquicardia

Por fim, um dos sintomas de hipertensão, que pode aparecer em algumas pessoas, é a taquicardia. A sensação de batimentos mais acelerados, aperto no peito ou algo nesse sentido, pode deixar a pessoa bastante preocupada e, muitas vezes, associa-se com o aumento da pressão nos vasos sanguíneos. Se você tem sentido esse desconforto, não hesite na hora de buscar ajuda médica.

Atenção: Nem sempre esses serão sintomas de hipertensão!

Devemos ter em mente que os sintomas citados acima podem, muitas vezes, estar associados a outros tipos de condições de saúde. Isto é, nem sempre se tratará de um caso de hipertensão.

Além disso, é importante termos consciência de que em alguns casos a pessoa pode não notar nenhum dos sintomas acima, mas ainda assim sofrer de hipertensão. Por isso, manter as visitas regulares ao médico e fazer os seus exames de rotina é extremamente importante.

Cuide da sua saúde e lembre-se de que a prevenção sempre será o melhor caminho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.