Sinais de um bom líder – Conheça alguns deles!

Conhecer alguns dos sinais de um bom líder pode ajudá-lo a avaliar a sua postura frente à sua equipe, visando uma liderança que seja mais interessante e efetiva.

Por isso, trouxemos alguns dos sinais que você pode levar em consideração na hora em que for fazer essa sua autoanálise e assim buscar melhorias contínuas. Acompanhe!

Conheça alguns dos sinais de um bom líder

São diversos os sinais de um bom líder que você pode levar em consideração. Saber se comunicar, saber motivar a equipe, ter uma postura imparcial, entre outras características, fazem a diferença no dia a dia dos liderados.

Além disso, outras considerações também podem dar a entender que o líder possa estar em um bom caminho. São elas:

1. Oferece feedbacks que ajudam as pessoas

Um bom líder compreende a importância do feedback e sabe o quanto ele é capaz de impulsionar a equipe rumo ao sucesso. Por isso, costuma oferecer feedbacks periodicamente, mas sempre com informações construtivas. Isto é, não adianta agendar um feedback e falar coisas superficiais, que não ajudem o time a melhorar.

Portanto, um dos sinais de um bom líder é oferecer feedbacks que realmente podem ajudar as pessoas.

2. Sabe se comunicar adequadamente

Saber colocar as ideias em palavras nem sempre é fácil. As falhas de comunicação podem ser corriqueiras em algumas empresas por conta disso. Por isso, quando pensamos nos sinais de um bom líder, não podemos nos esquecer da importância de se comunicar adequadamente.

A comunicação direciona, auxilia, tira dúvidas, etc., por isso, é extremamente importante.

Porém, como podemos saber se a comunicação está adequada ou não? Para isso, avalie os resultados do time: há muito retrabalho? Existe falta de assertividade nas demandas? Você sente que o seu time está conectado com as suas ideias?

3. Promove influência no trabalho

Um bom líder também é capaz de promover influência no trabalho. Você sente que a sua atuação é influente? Sente que as pessoas levam em consideração as suas ideias e que elas se inspiram nos seus pontos de vista? Ou parece que ninguém dá importância ao que você costuma apontar?

4. Consegue mediar conflitos

Mediar conflitos não é tarefa fácil, mas é extremamente importante. Sem uma mediação de qualidade, como será possível manter a harmonia entre os membros da equipe de trabalho? Pois é!

Por isso, considere avaliar como têm sido as suas resoluções de conflito que você coloca em prática – será que elas realmente resolvem algo?

5. Sabe direcionar o time no rumo certo

Por fim, um dos sinais de um bom líder é que ele é capaz de direcionar o time no rumo certo. Ele sabe ajudar a equipe a pensar e refletir acerca dos melhores caminhos, focando naqueles passos que realmente trarão frutos para todos os envolvidos.

Isso não quer dizer que o líder dá as respostas prontas ao time, mas, sim, que ele sabe orientar e criar subsídios para que os próprios membros consigam atingir insights interessantes, focados nos objetivos da empresa e também nos individuais.

 

E você? Se identificou com algum dos sinais de um bom líder? Reflita sobre isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.