Simples Nacional: entenda o processo do cálculo da alíquota do imposto da sua empresa

Saber exatamente quanto imposto sua empresa deve pagar é uma peça fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio. Se sua empresa se enquadra no regime de tributação do Simples Nacional, você está no caminho certo para simplificar sua vida fiscal.

Simples Nacional: entenda o processo do cálculo da alíquota do imposto da sua empresa

No entanto, muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades quando se trata de calcular a alíquota do Simples Nacional. Mas não se preocupe, o processo pode ser compreendido e dominado facilmente.

O que é o Simples Nacional?

Em suma, o Simples Nacional é um regime tributário destinado a empresas de micro e pequeno porte, oferecendo a conveniência de pagar oito tipos de impostos em uma única guia. Desse modo, essa simplificação no pagamento de tributos tem como objetivo aliviar a carga administrativa sobre os ombros das pequenas empresas, permitindo-lhes focar mais em seus negócios.

Desvendando o cálculo da alíquota

Calcular a alíquota do Simples Nacional pode parecer intimidante à primeira vista, mas vamos dividir o processo em passos simples e compreensíveis.

Passo 1: determinando a receita bruta total

O primeiro passo é calcular a receita bruta total da sua empresa nos últimos 12 meses. Em geral, essa receita inclui todos os valores provenientes das vendas de produtos ou serviços durante esse período.

Passo 2: identificando a atividade da empresa

A seguir, é necessário identificar a atividade principal da sua empresa e encontrar a tabela de alíquotas correspondente. Cada tabela é dividida em faixas de faturamento, e a alíquota varia de acordo com a faixa.

Passo 3: calculando a alíquota efetiva

Agora, usando a receita bruta total e a alíquota correspondente, você pode calcular a alíquota efetiva. A fórmula para isso é:

[(RBT x ALIQ) – PD] / RBT

Onde:

  • RBT corresponde a receita bruta total dos últimos 12 meses;
  • ALIQ é a alíquota indicada na tabela de alíquotas;
  • PD é a parcela a deduzir.
Passo 4: aplicando a alíquota ao faturamento mensal

Com a alíquota efetiva em mãos, é possível calcular o valor do imposto a ser pago a cada mês. Assim, subtraia a alíquota efetiva do valor de faturamento mensal para chegar ao valor final.

Passos simplificados para calcular o Simples Nacional

  • Calcule a receita bruta anual da sua empresa;
  • Identifique a tabela de alíquotas correspondente à atividade da empresa e encontre a parcela a deduzir;
  • Utilize esses valores para calcular a alíquota efetiva;
  • Subtraia a alíquota efetiva do faturamento mensal para determinar o valor do imposto.

Como calcular para empresas com menos de um ano de atividade?

Se sua empresa tem menos de um ano de atividade, não se preocupe. Pois, é possível usar a receita bruta proporcionalizada, que é uma estimativa do faturamento. Desse modo, para empresas que estão há alguns meses em atividade, é possível calcular a média de faturamento mensal até o momento e multiplicar esse valor por 12.

Assim sendo, se sua empresa estiver no primeiro mês de atividade, basta multiplicar a receita desse mês por 12. Lembre-se sempre de que as informações fornecidas são um guia geral e é recomendável buscar a ajuda de um contador ou profissional qualificado em caso de dúvidas.

Simples Nacional: entenda o processo do cálculo da alíquota do imposto da sua empresa
Simples Nacional: entenda o processo do cálculo da alíquota do imposto da sua empresa. Imagem: Canva

Tenha um contador de sua confiança

O contador é o profissional apto a lidar com todas as questões burocráticas da sua empresa, o que inclui o enquadramento dentro do regime correto de acordo com o faturamento. Bem como, o desenquadramento, quando for o caso.

Portanto, é fundamental ter um contador para manter a sua empresa em dia com o Fisco e evitar o pagamento de multas e sanções. Contudo, de modo geral, com esse conhecimento, estará no controle da gestão fiscal do seu negócio, permitindo que se concentre nas demais atividades da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.