Siglas do Mercado Financeiro – Conheça as Principais

Siglas do mercado financeiro e de investimentos – Confira as principais

Para quem deseja diversificar além da poupança, há um mundo novo no que tange ao mercado de investimentos, por isso, é importante conhecer as siglas utilizadas nesse mercado. Sendo assim, veja as principais siglas utilizadas no mercado financeiro e de investimentos.

CET (Custo Efetivo Total)

CET é a sigla para Custo Efetivo Total, se refere a  as taxas de juros, tarifas e encargos de uma operação, como um empréstimo pessoal, por exemplo.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Os CDBs são os Certificado de Depósito Bancário, ou seja, os títulos de renda fixa emitidos pelos bancos. No CDB, assim como em outros títulos, ocorre a cobrança conforme a tabela regressiva. A alíquota máxima cobrada é de 22,5% para investimentos inferiores a 180 dias, e a mínima é a de 15%, para aplicações acima de 720 dias. Por isso, há mais benefícios para quem mantém o investimento por mais tempo.

SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

SELIC é o Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Se refere a taxa básica da economia nacional. Diversos investimentos de Renda Fixa como o Tesouro SELIC e alguns CDBs, têm a remuneração atrelada à taxa SELIC.

Taxa DI (Depósito Interbancário)

Taxa DI é o  Depósito Interbancário. Essa taxa incide nos empréstimos entre os bancos. Assim sendo, o título que se utiliza nessa operação se chama CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro). 

 Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo)

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo é o acompanhamento sobre a evolução das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores. 

CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

CVM é a Comissão de Valores Mobiliários. Sendo assim, esse é órgão supervisor do mercado de valores mobiliários. Possui o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver esse mercado.

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é a inflação do Brasil. Esse índice é calculado pelo IBGE e divulgado mensalmente. 

IGP M (Índice Geral de Preços – Mercado)

O IGP M é o Índice Geral de Preços – Mercado, sendo assim, é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos)

A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) é a instituição integradora do mercado financeiro. Sendo assim, é uma organização de capital aberto que funciona oferecendo serviços de registro, negociação, central depositária, e liquidação de ativos e títulos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.