Museu Nacional lança mostra virtual sobre povos indígenas

O Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acaba de lançar nesta terça-feira (13) sua primeira exposição virtual. Trata-se da coleção Os Primeiros Brasileiros.

A saber, a coleção não estava no Museu quando aconteceu o trágico incêndio no dia 2 de setembro de 2018. À época, as obras se encontravam no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Logo após inúmeras exposições presenciais no Brasil e no exterior, sendo apreciada por mais de 250 mil pessoas no mundo todo, a coleção protagonizará agora o evento para visitação online.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a entidade pausou as suas exposições físicas. Já a mostra Os Primeiros Brasileiros teve sua última aparição pública em 2019, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Assim que a doença começou a se alastrar, a mostra precisou ser suspensa.

Aproximação do Museu Nacional com o público

De acordo com o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, a instituição tem que se aproximar do seu público mesmo diante da pandemia. Nesse sentido, a internet pode auxiliar muito.

“Nós entendemos e, naturalmente, temos que ter responsabilidade social neste momento difícil que vivemos e não incentivamos nada presencial até pela questão de saúde, enquanto todos não tiverem sido vacinados. Dentro desse contexto, já vamos atuar para novas exposições virtuais. O caminho é esse. Para este ano, mais uma ou duas nós queremos fazer”, disse Kellner.

Ele adianta que entre as próximas exposições marcadas para acontecer no Museu Nacional aborda a mineralogia.

Kellner disse que, dentro deste contexto de pandemia, é funda que as pessoas entendam que o Museu Nacional está vivo e que é importante transmitir o conhecimento científico. “E nada melhor do que falar sobre os primeiros brasileiros que estavam aqui muito antes da gente”. A exposição virtual é inteiramente gratuita.

E então, gostou de saber disso? Compartilhe com seus amigos!

Não deixe de ler também – Museu da Energia elabora pesquisa voltada às escolas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.