Shots que aumentam a imunidade são tendências durante a Pandemia

Fortalecer o sistema imunológico é essencial, principalmente nos dias de hoje, visto à grave situação que todo o mundo enfrenta, referente à Pandemia do Covid-19.

Em tempos de cuidado com a saúde, várias tendências vêm surgindo, provocando alterações benéficas na rotina, e logo, qualidade de vida das pessoas.

É o caso dos shots, essa pequena dose bebida, feita através da mistura de diversos ingredientes potenciais, vêm sendo muito utilizada por pessoas, que priorizam uma alimentação mais saudável e se preocupam com a saúde.

Além do mais, a praticidade na composição e consumo, também contribui para que esse tipo de “energético natural” seja tendência entre os brasileiros.

Tipos de shots

Para complementar a alimentação e atender as necessidades nutricionais que o organismo precisa, a mistura de determinados ingredientes em uma pequena solução líquida pode resultar em efeitos estratégicos.

Esta concentração, geralmente tem como base o sumo do limão ou laranja, visto que estas frutas auxiliam diretamente no processo de digestão. Outro ingrediente que pode servir como base é o vinagre de frutas, já que sua acidez contribui para a absorção de alguns fitoquímicos.

Diante desta qualidade ácida da base dos shots é preciso se atentar a quantidade ingerida, a fim de não provocar alteração do pH estomacal, e logo, complicações como gastrite e inflamação. Portanto, o mais indicado é passar por uma nutricionista, a fim de que a profissional oriente qual a melhor forma de ingerir esses shots.

Já os demais ingredientes que serão somados à base podem variar de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. Pimenta, açafrão, canela, gengibre e mel, são alguns dos mais utilizados.

Entre os objetivos desta variação de misturas e ingredientes, há shots que visam auxiliar no processo anti-inflamatório do organismo, termogênicos, antioxidantes e até detox.

Como fazer shots?

Com ingredientes acessíveis, que compreendem desde fruta vegetais e temperos, o preparo do shot, além de rápido, pode ser bem econômico, isto porque a quantidade utilizada de cada um dos elementos é bem reduzida.

A mistura pode ser feita com o auxílio de um mix ou manualmente. Veja alguns exemplos de receitas de shots:

Shot de laranja (indicado para fortalecer o sistema imunológico e respiratório)

  • suco de 1/2 laranja
  • 1/2 colher de cúrcuma
  • 1/2 cenoura
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Shot de açafrão (indicado para fortalecer o sistema anti-inflamatório)

  • 1 limão espremido
  • 1 colher de café de açafrão ralado
  • 1/2 colher de café de gengibre em pó
  • 1 fio de mel

Há varias receitas e shots na internet, porém, o mais indicado é realizar uma avaliação nutricional, a fim de verificar quais são as necessidades nutricionais de cada organismo, para que o shot complemente tais deficiências.

Vale ressaltar, que o consumo de shot é mais indicado no período da manhã, logo após acordar e em jejum, visto que dessa forma, o organismo absorve mais rápido e sem interferências essa substância revigorante.

E mesmo que o sabor não seja tão agradável, a quantidade bem reduzida, contribui para um consumo rápido, preferencialmente, em apenas um gole.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.