SHEIN toma decisão INÉDITA no Brasil e choca clientes

Em expansão, a empresa acabou de alugar um galpão

A GLP, empresa especializada em condomínios logísticos, firmou um contrato de locação com a varejista chinesa de roupas Shein. São 135 mil metros quadrados no empreendimento GLP Guarulhos II, localizado a 18 km de São Paulo.

Este é o segundo contrato entre a empresa de moda e a empresa de galpões logísticos para o mesmo local. Anteriormente, a Shein já alugava dois galpões, totalizando 81 mil metros quadrados.

Agora, os novos 135 mil metros quadrados serão destinados a um único galpão, que será o maior já construído pela GLP, de acordo com Mauro Dias, presidente da empresa no Brasil.

Locação de galpão faz parte dos investimentos da Shein no Brasil

Felipe Feistler, gerente da Shein em território brasileiro, destaca que uma locação de galpões mais próximos à capital paulista se alinha com investimentos que foram anunciados recentemente pela empresa. Ele ressalta que agilidade nas entregas é algo importante para oferecer melhores experiências de compra.

No mês de abril, a Shein anunciou a meta de que 85% das vendas no Brasil sejam de origem nacional até o final de 2026. Recentemente, o presidente da Coteminas, Josué Gomes, disse que a empresa produzirá peças de marca na cidade de Macaíba (RN) ainda neste mês.

O galpão novo da Shein faz parte da segunda fase do GLP Guarulhos II e será entregue em agosto, junto com outro galpão que ainda está em negociação para locação. Com isso, o condomínio logístico se tornará o maior do Brasil na categoria de alto padrão (AAA), com uma área locável de 500 mil metros quadrados.

Mercado Livre e Magalu também ocupam parte do mesmo empreendimento. Os valores dos contratos de locação não foram divulgados. O preço médio de locação para condomínios logísticos em Guarulhos foi de R$ 28,99 por metro quadrado no primeiro trimestre.

Isso torna a região a terceira mais cara do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital e do ABC. Além disso, Guarulhos está entre as três cidades que apresentaram maior ocupação de espaços no período, juntamente com Sorocaba e Cajamar.

SHEIN toma decisão INÉDITA no Brasil e choca clientes
Em expansão, a empresa acabou de alugar um galpão – Imagem: Adobe Stock

GLP investe em entregas rápidas

O GLP Guarulhos II faz parte dos investimentos da GLP em novos projetos, sempre concentrados em um raio de até 30 quilômetros da capital. A previsão é que a empresa invista R$ 2,4 bilhões até 2025 nessa expansão. Além do empreendimento em Guarulhos, a GLP está preparando um projeto em Franco da Rocha (SP), que terá uma área locável de 347 mil metros quadrados.

A GLP também está investindo em projetos de entregas de “última milha”, que consistem em entregas rápidas realizadas poucas horas após o pedido. Isso exige centros de distribuição mais próximos dos consumidores.

A empresa considera o raio de 15 quilômetros a partir do Centro de São Paulo como a área de abrangência da “última milha”. Mauro Dias afirma que já estão em andamento alguns projetos nessa área, na fase de licenciamento.

Atualmente, o setor de e-commerce representa 60% das locações da GLP, que possui 3,3 milhões de metros quadrados de galpões prontos e aproximadamente 1,7 milhão em desenvolvimento. Durante a pandemia, a participação desse segmento aumentou significativamente, passando de apenas 19% em 2016.

Dias avalia que o primeiro semestre foi relativamente forte para a GLP, com mais de 200 mil metros quadrados em novas locações. Ele destaca que as empresas que estavam aguardando maior visibilidade no cenário passaram a tomar decisões de locação.

Em relação aos valores das áreas locadas nos condomínios logísticos, o presidente afirma que estão começando a se recuperar após anos de perda real desde 2016. Essa melhora nos valores é impulsionada pelas áreas próximas aos centros urbanos, que apresentam maior limitação ao crescimento da oferta e terrenos disputados. Isso deve gerar um ciclo positivo nos preços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.