Senado aprova projeto de avaliação e revisão de incentivos fiscais para empresas

Em 5 de julho de 2023, o projeto de lei 41/2019, que estabelece diretrizes para a concessão de benefícios fiscais a empresas, foi aprovado pelo Senado Federal. Em suma, essa importante medida visa garantir que a concessão de tais benefícios esteja embasada em critérios claros e estimativas de impacto econômico.

Além de exigir uma avaliação periódica desses impactos. Desse modo, com 65 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto obteve o apoio tanto dos governistas quanto da oposição. Assim, além de ter sido resultado de diálogos com a área econômica do atual governo. Confira mais informações importantes sobre essa revisão fiscal.

Senado aprova projeto de avaliação e revisão de incentivos fiscais para empresas

Com o intuito de garantir uma abordagem mais criteriosa e transparente na concessão de benefícios fiscais, o projeto aprovado pelo Senado determina que tais medidas devem seguir cinco parâmetros fundamentais.

Primeiramente, é necessário estabelecer uma estimativa do número de beneficiários para uma análise mais precisa dos impactos esperados. Além disso, o prazo de vigência dos benefícios não poderá exceder cinco anos, mas poderá ser renovado periodicamente, desde que cumpridas as demais condições.

Metas de desempenho e redução de desigualdades regionais

Outro aspecto relevante é a definição de metas de desempenho claras e mensuráveis, que abrangem dimensões econômicas, sociais e ambientais.

Desse modo, essas metas deverão levar em consideração o impacto previsto na redução de desigualdades regionais, buscando promover uma distribuição mais equitativa dos benefícios fiscais.

Em suma, a ideia é que as empresas beneficiárias tenham suas metas guiadas pelos objetivos da política de incentivo que motivou o benefício fiscal.

Mecanismos de monitoramento e avaliação

A fim de garantir a efetividade e a transparência dessas medidas, o projeto também prevê a implementação de mecanismos de monitoramento e avaliação estratégicos.

Desse modo, esses mecanismos permitirão um acompanhamento mais detalhado dos resultados alcançados pelas empresas beneficiárias, assegurando que estejam cumprindo as metas estabelecidas.

Ademais, a transparência será um princípio essencial nesse processo, permitindo que a sociedade tenha acesso às informações pertinentes.

Senado aprova projeto de avaliação e revisão de incentivos fiscais para empresas
Senado aprova projeto de avaliação e revisão de incentivos fiscais para empresas – Imagem: Reprodução.

Caminho para a Câmara dos Deputados

Por ter sido iniciativa do senador Esperidião Amin (PP-SC) e ter sido aprovado no Senado, o projeto de lei agora seguirá para a Câmara dos Deputados. Dessa forma, o relator da matéria no plenário do Senado, Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), destacou a importância dessa iniciativa para o governo federal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já demonstrou interesse em realizar uma análise minuciosa dos benefícios fiscais concedidos às empresas. Uma vez que estima-se uma perda de cerca de R$ 600 bilhões anuais em arrecadação devido às renúncias tributárias.

Incentivos fiscais

Certamente, a aprovação do projeto de avaliação e revisão de incentivos fiscais pelo Senado representa um passo significativo na busca por uma política mais eficiente e transparente nesse âmbito.

Ao estabelecer critérios, estimativas de impacto econômico e metas de desempenho, bem como mecanismos de monitoramento e avaliação, pretende-se garantir que os benefícios fiscais concedidos às empresas estejam alinhados com objetivos claros e contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país.

Entretanto, resta aguardar os desdobramentos dessa medida na Câmara dos Deputados e acompanhar atentamente os avanços em direção a uma política fiscal mais equilibrada e benéfica para todos.

Um tema complexo para a economia nacional

A Reforma Tributária é um tema de grande relevância e complexidade para qualquer país. Desse modo, buscar uma estrutura tributária mais justa, eficiente e simplificada é um desafio que pode trazer impactos significativos para a economia e para a sociedade como um todo.

Uma vez que uma reforma tributária bem-sucedida tem o potencial de promover a competitividade das empresas, estimular o investimento e o crescimento econômico, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.