Como ser uma pessoa com iniciativa no trabalho?

Você deseja ser uma pessoa com iniciativa no trabalho? Não sabe por onde começar para conseguir ser mais proativo no trabalho?

Saiba que temos uma boa notícia para você: o simples fato de você já estar lendo este conteúdo demonstra a sua capacidade de ser proativo. Afinal, você tomou a atitude de aprender um pouco mais sobre como ter iniciativa, certo?

Então, anime-se! E acompanhe este conteúdo até o fim, pois nele apresentamos uma série de dicas. Confira!

Como ser uma pessoa com iniciativa no trabalho?

Para ser uma pessoa com iniciativa no trabalho é preciso estar aberto, atento e de olho no que acontece em sua volta. Para isso, a escuta ativa e a observação precisam fazer parte da sua rotina de trabalho.

Isso porque é por meio dessas habilidades que você conseguirá enxergar problemas e oportunidades no cotidiano. Abaixo damos mais detalhes:

1. Seja uma pessoa observadora e perceba o que acontece em sua volta

Como dito acima, observar é essencial para conseguir entender o que está acontecendo em sua volta. Afinal, quando observamos com atenção, podemos entender onde estão os erros, acertos, e assim pensar em estratégias que viabilizem o desenvolvimento dentro do trabalho.

Portanto, antes de simplesmente deduzir as coisas, comece a observar a atuação, as ideias colocadas sobre a mesa e tudo o que ocorre no seu setor de trabalho.

2. Estude e aprenda para contribuir com novas ideias

Estudar e aprender coisas novas também é essencial para ser uma pessoa com iniciativa no trabalho. Quando aprendemos algo novo, temos maiores chances de contribuir com soluções e mudanças no dia a dia da empresa.

Sendo assim, comece a estudar mais sobre a sua área de trabalho ou sobre aquelas que estão ligadas às suas atividades laborais, mas não necessariamente você sabe executar. Isso irá ajudá-lo na hora de ser mais proativo em algumas circunstâncias.

3. Pense em possibilidades diferentes para problemas comuns

Sabe aqueles problemas cotidianos que surgem no dia a dia e acabam sendo resolvidos de qualquer maneira, ou da maneira mais óbvia e menos eficaz? Pois então… Esse tipo de problema precisa de uma análise mais profunda para que seja viável construir grandes transformações no ambiente de trabalho.

Sendo assim, pare de responder com o que vem à mente, de primeira. E busque, dessa forma, pensar em possibilidades diferentes para problemas comuns.

4. Seja uma pessoa pronta para novos desafios

Esteja pronto para novos desafios! Afinal, não há como ser uma pessoa com iniciativa no trabalho se você sempre se esquiva de qualquer tipo de desafio. Encare os seus medos e vá em frente em busca do seu desenvolvimento profissional.

5. Não espere que as pessoas “mandem” em você o tempo todo

Não aguarde a demanda alheia o tempo todo, mesmo quando se é um estagiário. Ou seja, comece a tomar mais atitudes, nem que seja apenas sugerindo alguma coisa. Dessa forma você evita de focar apenas no que lhe é passado, e percebe novos horizontes de atividades que podem ser executadas dia a dia.

Assim você conseguirá apresentar uma postura muito mais proativa. 😉

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