Saiba como lidar com cabelos ressecados

Confira como ter cabelos hidratados e se livre do ressecamento

Lidar com cabelos ressecados é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, independente do seu tipo de cabelo: seco, oleoso, misto ou normal. Se você quer saber mais, então precisa conferir as nossas dicas incríveis

Saiba como lidar com cabelos ressecados

Como lidar com cabelos ressecados -- Reprodução Canva
Como lidar com cabelos ressecados — Reprodução Canva

O uso de produtos químicos, de secadores e chapinhas sem o uso de protetor capilar e, até mesmo, a poluição do ambiente podem contribuir para o ressecamento dos fios. Por isso, é comum que o cabelo tenha uma aparência opaca, com aparecimento de frizz, pontas duplas, fios quebradiços e difíceis de pentear. 

Para solucionar esse problema, selecionamos alguns cuidados para dar vida aos seus fios. Saiba como.

Comece pela lavagem correta!

Sim, o tratamento para combater o ressecamento começa na lavagem! Evite usar água quente para lavar o cabelo, pois ela abre as cutículas dos fios e, com isso, a sujeira pode deixar os fios opacos e com pontas duplas. 

Lavar o cabelo com água morna ou um pouco mais fria é o ideal, já que essas temperaturas ajudam a selar os fios e aumentar o brilho do cabelo. 

Em caso de lavagens com cremes hidratantes, é recomendado lavar os cabelos com água morna, pois ela abre as cutículas do cabelo e promove uma hidratação mais profunda. De acordo com a cabeleireira Marília Kikuchi, a hidratação pode ser realizada 1 vez por semana ou, até mesmo, de 20 em 20 dias, a depender do nível de ressecamento do seu cabelo. 

Para além da temperatura da água, outras recomendações para a lavagem correta é usar uma pequena quantidade de shampoo (apenas para retirar a sujeira e o sebo do cabelo). Além disso, também é importante que se dê preferência ao uso de shampoos hidratantes mais simples, ou seja, escolha shampoos simples que possam remover as sujeiras, gorduras e o sebo do cabelo.

Como lidar com cabelos ressecados? Invista em óleos! 

O segundo passo para recuperar a beleza dos seus fios é apostar em nutrição. De acordo com a cabeleireira Marília Kikuchi, os óleos podem ajudar na recuperação da oleosidade natural do cabelo e, dessa forma, promovem uma aparência mais saudável aos fios. Isso fará com que se diminua o frizz e as pontas duplas, por exemplo. Para isso, você pode investir em óleos para:

Massagear os fios

Os óleos para cabelo são uma ótima alternativa para quem deseja nutrir os fios, recuperar o seu brilho e, até mesmo, acelerar o crescimento capilar. Para isso, indicamos o uso dos óleos de amêndoas, argan, coco ou jojoba.

A massagem deve ser feita em movimentos circulares durante 15 minutos no couro cabeludo e, em seguida, o cabelo deve ser lavado (lembre-se: shampoo suave e em pouca quantidade) e hidratado.

Potencializar a hidratação

Para potencializar a hidratação e lidar com o cabelo ressecado de uma forma prática, você pode usar séruns – os quais podem ser aplicados no cabelo seco ou molhado, que potencializam o efeito da hidratação e ainda protegem os fios do calor gerado por secadores ou chapinhas. Tudo de bom, não é?

Umectar o cabelo

Para isso, você escolha um óleo específico para o seu tipo de cabelo. Para os cabelos cacheados, é indicado umectar os fios com óleo de coco, por exemplo. 

O procedimento é recomendado para recuperar a oleosidade natural e, consequentemente, o brilho dos cabelos e pode ser realizada de 10 em 10 dias. Saiba como em nosso passo-a-passo:

  1. Primeiramente, lave o cabelo com shampoo e enxágue;
  2. Hidrate os fios com um creme ou máscara hidratante e enxágue;
  3. Separe o cabelo em mechas e aplique o óleo por toda a sua extensão;
  4. Deixe agir por 30 minutos;
  5. Por último, enxágue e siga a lavagem normalmente.

3. Mantenha o corte em dia

Corte seu cabelo cabelo de 3 em 3 meses, pois, dessa forma, você vai evitar pontas danificadas e duplas.

4. Use protetor térmico e protetor solar no dia-a-dia

O protetor térmico não serve apenas para proteger os fios do calor vindo de secadores e chapinhas, como também ajuda na hidratação do cabelo.

Você pode encontrá-lo em creme, sérum e spray e deve aplicá-lo nos fios úmidos. 

Já para proteger os fios do sol, o tricologista Valcinir Bedin indica o uso de um protetor solar para cabelos ou um leave-in com proteção solar. Assim, você evita a perda de proteínas do cabelo.

Viu só como pode ser simples e prático cuidar dos cabelos ressecados e dar uma nova vida para os fios? Por fim, esperamos que essas dicas sejam úteis para ter o cabelo dos sonhos e, claro, super saudável!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.