O que é ser antifrágil no trabalho?

Você já ouviu falar no conceito de ser antifrágil no trabalho? Ainda não? Então este é o momento ideal para refletir sobre esse assunto e enxergar o dia a dia no trabalho de uma forma nova e inovadora.

Cunhado por um pensador do mercado financeiro, Nassim Nicholas Taleb, o termo “antifrágil” traz à luz a importância de estarmos prontos para os desafios e as mudanças repentinas. Isso vale tanto para as finanças, quanto para o mercado de trabalho – que é o nosso tema neste post.

Para saber mais, continue lendo este conteúdo até o fim!

O que é ser antifrágil no trabalho?

Mas afinal, o que é ser antifrágil no trabalho? Basicamente, significa a capacidade que você tem de se manter firme no trabalho mesmo quando algo sai dos “eixos” ou parece fugir do controle.

Afinal, como o próprio nome do termo nos dá a entender: ser antifrágil no trabalho é, de fato, ser o contrário ao frágil.

Ao invés de sempre fugir dos erros, da inovação e do “diferente”, quem adere ao modelo de trabalho antifrágil está constantemente “correndo riscos”. Ou seja, trabalha de uma forma intensa, focando em transformações profundas, sem zona de conforto e sem se deixar levar pelo medo.

E por falar em medo, aqui vale um adendo: uma pessoa antifrágil não é uma pessoa sem medo. Mas sim, uma pessoa que não para por conta dele.

Como ser antifrágil no trabalho?

Entendido o conceito, agora surge outra dúvida: como ser antifrágil no trabalho? Bem, existe uma série de considerações que você pode levar em conta. Acompanhe:

1. Saber absorver conhecimento do caos

O dia a dia no trabalho nem sempre será pacífico, calmo e silencioso. Haverá dias em que o caos irá aparecer. Faz parte!

O importante, para ser antifrágil no trabalho, é saber absorver o conhecimento que o caos pode mostrar. Ou seja, ao invés de simplesmente desabar emocionalmente, você respira fundo, lida com as suas emoções, volta renovado e analisa a situação de forma racional.

Por que isso aconteceu? Quando aconteceu? O que esse caos ensina? O que esse caos vai causar no nosso trabalho? Como lidar com essas consequências? Pense sobre isso!

2. Aprender a lidar com aleatoriedade

Uma pessoa antifrágil aprende a lidar com a aleatoriedade com relação ao que não está sob o controle dela. A nível de exemplo, mentalize os seus colegas de trabalho: apesar de você poder delegar tarefas e dar direcionamentos, isso não significa que você tem todo controle sobre as situações, concorda?

Entender isso e aprender a lidar com a aleatoriedade dos comportamentos alheios, sem se abalar por isso, é uma forma de ser antifrágil.

3. Valorizar os tropeços e erros

Uma pessoa que quer ser antifrágil no trabalho consegue valorizar os próprios erros e tropeços. É claro que ela pode se chatear com a situação, mas não é algo que simplesmente a tira da linha.

Essa pessoa respira fundo, esvazia as emoções (lidando com elas) e absorve conhecimento dos erros, valorizando-os como uma marca sua, importante em seu crescimento.

4. Não ter medo de arriscar

Não ter medo de arriscar, inovar e buscar aprender coisas novas são outras características de uma pessoa antifrágil. Por isso, não pare quando o medo surgir: vá com ele mesmo e aprenda, inove e coloque em prática as suas metas. Isso é ser antifrágil no trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.