Senai: parceria para a qualificação de trabalhadores empregados e desempregados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) faz parte das ações de qualificação profissional do Governo Federal. Saiba mais!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) faz parte das ações de qualificação profissional do Governo Federal, conforme informações da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Senai: parceria para a qualificação de trabalhadores empregados e desempregados

No que tange à qualificação profissional de trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Previdência e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estabeleceram parceria para a oferta de vouchers às empresas do setor visando à qualificação de trabalhadores empregados e desempregados, de maneira alinhada com a demanda real do mercado, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República em recente divulgação oficial.

Acordo de Gratuidade com o Governo Federal 

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a ação é financiada com recursos oriundos do Acordo de Gratuidade com o Governo Federal e contempla a oferta de 140.020.000 horas/aula, a serem distribuídas conforme a demanda das empresas, nas seguintes modalidades:

Voucher Novo Emprego

Destinado à qualificação de trabalhadores desempregados, em cursos de qualificação profissional, com carga horária média de 200 horas; de aperfeiçoamento profissional, com carga horária média de 80 horas; ou técnicos de nível médio, com carga horária média de 1.000 horas; e

Voucher Requalifica

Apenas para empresas com até 499 funcionários, destinado à requalificação de seus trabalhadores, em cursos de carga horária média de 120 horas. Já foram validados pelas empresas do setor 22,6 mil vouchers desde o lançamento da parceria, que ocorreu em 2020, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Programa Qualifica Mais – Emprega Mais

Conforme destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República, na mesma toada, destaca-se o Programa Qualifica Mais – Emprega Mais, uma parceria com o Ministério da Educação que permite ao Ministério do Trabalho e Previdência direcionar a oferta de cursos a setores estratégicos por meio da Bolsa Formação do Pronatec, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Educação e Trabalho

O mecanismo articula ações das pastas de Educação e Trabalho e visa, além da oferta de cursos, ao aperfeiçoamento do mapeamento de demanda do setor produtivo para qualificações profissionais, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República. A fase-piloto do Programa, cuja meta é de 6.069 vagas, em 11 capitais, para ocupações no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), foi iniciada em março de 2021.

A qualificação de trabalhadores empregados e desempregados faz parte das ações do Governo Federal para elevar o nível de empregos formais e direcionar a economia atual de forma positiva. Dessa forma, facilita o fluxo de oferta e demanda entre trabalhador e empresário, beneficiando a todos os envolvidos, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.