Sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha ao consumidor?

Especialistas têm declarado que sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha e fazer com que brasileiros aumentem o endividamento com bancos, lojas e demais estabelecimentos envolvidos no programa.

Isso porque, de modo geral, a renegociação pode até parecer uma solução no curto prazo, mas, sem conhecimento financeiro, torna-se impossível garantir que as finanças serão mantidas de uma maneira adequada.

Para entender melhor esse assunto, continue lendo.

Sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha ao consumidor?

Segundo especialistas, sim, isso realmente pode acontecer. E existem alguns pontos que devemos levar em consideração partindo dessa premissa. São eles:

A dívida não necessariamente acaba

As pessoas podem estar criando o enredo de que ao negociarem no Desenrola, automaticamente estarão livres das dívidas, mas, não é bem assim. Apenas a inadimplência pode acabar por um período, mas a pessoa ainda terá uma dívida em aberto que deverá ser honrada.

Dito de outro modo, no momento, você até pode ter o seu nome limpo e a inadimplência esgotada, porém, se não arcar com essa dívida, poderá voltar a ser inadimplente.

Sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha ao consumidor?
Sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha ao consumidor? Foto: Canva.

O valor devido pode aumentar no longo prazo

Outro ponto importante, que nem sempre é considerado, é o valor da dívida no longo prazo. Na hora de negociar, muitos brasileiros têm aceitado o preço a ser pago sem se dar conta do valor total.

Por exemplo, a pessoa pode ter uma dívida de R$ 3 mil, mas, ao renegociar, pode receber uma proposta de mais de 90 parcelas de um valor visto como “baixo”, mas que, no montante total, ultrapassará o dobro e até o triplo do que realmente estava sendo devido.

Por isso, é muito importante calcular até que ponto um novo parcelamento realmente faz sentido apenas porque cabe no bolso mensalmente. Pois, às vezes, mais vale separar o dinheiro para quitar a dívida depois de um tempo, do que renegociar desse modo.

Sem organização, a pessoa pode se tornar inadimplente novamente

Por fim, não podemos nos esquecer que o Desenrola pode virar armadilha a partir do momento em que falta uma organização financeira de fato.

Pois pare e pense: do que adianta negociar uma dívida se, no fim do mês, não haverá o dinheiro da parcela disponível para pagá-la? No caso, além de aumentar o valor total a ser pago (como muitas vezes acontece), a pessoa volta a ser inadimplente em pouco tempo, por não ter feito um planejamento claro de como pagará aquela dívida.

Considere estudar sobre finanças antes de aderir ao programa

Por conta de todos esses fatores, é fundamental estudar sobre finanças antes de aderir ao programa Desenrola. Às vezes, é possível encontrar outros caminhos mais promissores para cumprir com os pagamentos e garantir que o nome volte a ficar limpo na praça.

Evite agir por impulsividade na hora de negociar uma dívida. Sabemos que a angústia de ter o nome sujo pode ser bem intensa, mas é necessário fazer bons cálculos e planejamentos para não se frustrar com uma nova inadimplência mais tarde.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.