Seis meses depois, PE ainda não pagou auxílio para vítimas das chuvas

Seis meses depois da tragédia que matou mais de 130 pessoas em Pernambuco, auxílio prometido ainda não foi recebido

Seis meses depois que um temporal vitimou 133 pernambucanos este ano, milhares de famílias do estado ainda não receberam o auxílio prometido pelo governo local. A situação é pior na comunidade de Jardim Monte Verde, na cidade de Jaboatão dos Guararapes. O bairro registrou quase metade de todas as mortes.

Os moradores da cidade afirmam que perderam as suas casas, não podem voltar a morar nos locais e não receberam o auxílio prometido pelo governo local. Eles afirmam que já tentaram entrar em contato com a prefeitura, com o governo do estado e até mesmo com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), mas até agora não receberam nenhuma resposta.

Sem auxílio do Governo do estado de Pernambuco e nem da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, os cidadãos que moram na região de Jardim Monte Verde estão começando a voltar a morar nas mesmas áreas de risco. Parte destas regiões foram interditadas pela Defesa Civil, mas os moradores alegam que não receberam nenhuma ajuda para sair de lá.

As respostas

O município de Jaboatão dos Guararapes afirma que não tem recursos suficientes para bancar o auxílio prometido para todas as pessoas que têm direito ao programa. Em Pernambuco, as gestões da prefeitura da cidade e do governo do estado são comandadas por partidos políticos opositores.

“Os critérios foram colocados pelo próprio governo do estado, que direcionou recursos para o município pagar estes auxílios. A prefeitura encaminhou ao governador do estado a solicitação de mais recursos para pagar as pessoas que foram cadastradas e que não haviam recebido e infelizmente a gente não recebeu esse recurso extra para pagar as outras pessoas que haviam sido cadastradas”, disse Norma Guimarães, a Secretária Executiva de Planejamento de Jaboatão dos Guararapes, em entrevista para a emissora Globo News.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do governo de Pernambuco disse que mais de R$ 18,6 milhões foram repassados para 12.417 famílias de Jaboatão dos Guararapes, que estão inscritas no sistema do Cadúnico. O Governo afirma que a função de remanejar este dinheiro para as famílias que realmente precisavam do saldo era da prefeitura.

Nas respostas, nem a gestão municipal de Jaboatão dos Guararapes e nem o governo do estado de Pernambuco estabeleceram um prazo para a resolução do problema e para o pagamento do auxílio.

Chuvas em Pernambuco

No último mês de maio, a Região Metropolitana do estado de Pernambuco sofreu com fortes chuvas na região. Como dito, 133 pessoas morreram e milhares de famílias ficaram desabrigadas em diversas cidades da região, incluindo a capital Recife.

A última vítima só foi encontrada no último dia 7 de junho. Ele estava soterrado no bairro de Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. A grande maioria das mortes aconteceu por causa de deslizamentos de barreiras nas cidades da região.

Além de Pernambuco, outros estados sofreram com o aumento das chuvas em 2022. Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro registraram mortes por este motivo nos últimos meses. Atualmente, temporais atingem regiões do estado de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.