Unicamp recebe inscrições para o ProFIS até 4 de novembro

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas para a seleção do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). O programa proporciona cursos para os alunos de escolas públicas da cidade, que fica a 99km da capital paulista.

De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até as 17h do dia 4 de novembro. Os interessados devem se inscrever on-line, exclusivamente por meio da página de ingresso. Na página também estão disponíveis os detalhes do processo de seleção.

Segundo a Unicamp, o ProFIS é um curso formado por 99 créditos, correspondentes a 1485 horas de aula, que podem ser completados em quatro semestres, sendo seis o número máximo de semestres para sua conclusão. O curso é presencial e desenvolvido em período integral.

Os alunos do programa ProFIS recebem bolsas de estudo no valor de R$ 400,00 mensais, durante os dois primeiros anos do curso.

Ao final do programa, após concluir o curso, os estudantes poderão ingressar em cursos de graduação da Unicamp sem precisar passar pelo vestibular. O ingresso é feito via transferência. A universidade informa as vagas e cursos disponíveis para a transferência no site da ProFIS.

O ProFIS funciona como uma forma alternativa de acesso à universidade. Nesse sentido, a coordenadora do ProFis, professora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz explica:

“A proposta foi criar uma forma de acesso diferenciado à universidade para alunos de escolas públicas do município de Campinas. O currículo tem disciplinas em todas as áreas do conhecimento, pois pretende formar o ser humano com cultura ampla, visão crítica, espírito científico, pensamento flexível e preparado para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho”.

Para essa edição do programa, a oferta da Unicamp é de 120 vagas do curso.  De acordo com o edital, a seleção será feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ainda de acordo com o documento, para cada escola pública de ensino médio do município será garantida uma vaga. 

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp divulga os locais de aplicação das provas do Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.