Se você tem ANDROID PRECISA saber destes SEGREDOS

Confira as ferramentas “escondidas” nos aparelhos

Celulares Android oferecem diversas funcionalidades que podem aprimorar a eficiência do dispositivo. O recurso denominado “Modo Foco”, por exemplo, possibilita definir um intervalo de tempo para bloquear aplicativos específicos, permitindo focalizar nas atividades desejadas. A alternativa de “Divisão de Tela” viabiliza a utilização simultânea de dois serviços, sendo uma forma válida de otimizar as obrigações.

Além das mencionadas, outras capacidades, como a restrição de aplicativos, a configuração das notificações e a personalização da interface e do teclado, também contribuem para a redução de distrações. Assim, promovem uma abordagem mais eficaz. Abaixo, explore adicionalmente algumas ferramentas proveitosas do sistema Android para incorporar à rotina diária durante as sessões de trabalho ou estudo.

Funções inteligentes no Android

Dividir a tela

A funcionalidade de “Dividir a Tela” oferece a capacidade de operar dois aplicativos de forma simultânea, dividindo a tela do dispositivo móvel em duas partes equivalentes. Com isso, é viável, a título de exemplo, acessar o bloco de notas e o calendário simultaneamente.

Essa é uma forma que permite realizar anotações enquanto examina os compromissos agendados. Consequentemente, essa característica desempenha um papel significativo na otimização das atividades e no aumento da produtividade.

Para implementar essa configuração em dispositivos com Android 9 ou versões superiores, inicialmente abra um dos aplicativos desejados. Então, em seguida, toque no ícone “Recentes”, indicado por três linhas verticais.

Posteriormente, mantenha pressionado o ícone de três linhas e selecione a alternativa “Tela dividida”. Uma vez concluído esse passo, abra o segundo aplicativo pretendido e ambos serão exibidos simultaneamente na tela. Algumas variações de smartphones podem apresentar a alternativa “Tela dividida” ao manter pressionado o ícone do aplicativo na seção “Recentes”.

Ajustar as notificações de acordo com sua preferência

Gerenciar as notificações em dispositivos Android oferece a possibilidade de selecionar quais alertas se deseja receber. Ademais, ainda dá para estabelecer os momentos nos quais eles serão exibidos.

Através deste recurso, é viável:

  • Ativar ou desativar notificações;
  • Determinar horários específicos nos quais não haverá recebimento de alertas;
  • Suprimir vibrações ou sons, juntamente com outras personalizações.

Consequentemente, esta ferramenta pode ser útil, por exemplo, para administrar aplicativos que impactam a produtividade com notificações redundantes.

Para efetuar os ajustes nas notificações, é necessário acessar o menu “Configurações” e selecionar a opção “Notificações”. Alternativamente, é possível acessar essa área ao receber um lembrete e realizar uma pressão prolongada sobre o mesmo por alguns instantes. Desta maneira, será possível gerenciar os alertas provenientes dos aplicativos desejados.

Agendar o “Modo Foco”

Gerenciar as notificações em dispositivos Android oferece a possibilidade de selecionar quais alertas se deseja receber. Conquanto, ainda estabelecer os momentos nos quais eles serão exibidos.

Através deste recurso, é viável ativar ou desativar notificações, determinar horários específicos nos quais não haverá recebimento de alertas. Com isso, se suprime vibrações ou sons, juntamente com outras personalizações. Consequentemente, esta ferramenta pode ser útil, por exemplo, para administrar aplicativos que impactam a produtividade com notificações redundantes.

Para efetuar os ajustes nas notificações, é necessário acessar o menu “Configurações” e selecionar a opção “Notificações”. Alternativamente, é possível acessar essa área ao receber um lembrete e realizar uma pressão prolongada sobre o mesmo por alguns instantes. Desta maneira, será possível gerenciar os alertas provenientes dos aplicativos desejados.

Se você tem ANDROID PRECISA saber destes SEGREDOS
Confira as ferramentas “escondidas” nos aparelhos – Imagem: Adobe Stock

Colocar restrição nos apps

A aplicação de restrições sobre os aplicativos constitui uma característica oferecida pelo sistema Android. Dessa forma, permite determinar o intervalo durante o qual um aplicativo pode permanecer ativo no dispositivo. Ao término do período estabelecido, o app assume uma tonalidade cinza e é inacessível no aparelho, sendo impossibilitado de ser utilizado ou de enviar notificações.

Para acessar essa funcionalidade no dispositivo móvel, dirija-se ao menu “Configurações” e clique em “Bem-estar Digital”. Toque sobre o gráfico que exibe o tempo de uso de cada aplicativo. Nesta seção, você terá a capacidade de selecionar o aplicativo que pretende restringir. Ao prosseguir, toque em “Temporizadores de Aplicativos” e estipule o período de tempo desejado.

Configurar um botão específico para captura de tela

Optar pela seleção de um botão particular dedicado à realização de capturas de tela pode ser uma alternativa notável para simplificar a obtenção de screenshots. Essa funcionalidade se encontra acessível no sistema Android através do menu lateral. Assim, disponibiliza a possibilidade de personalizar o processo de captura de tela. A título de exemplo, ao invés de empregar o método convencional que envolve a combinação de dois botões simultaneamente, é viável designar uma única tecla específica para executar essa tarefa.

O acesso a esse recurso pode ser efetuado ao exercer uma pressão leve sobre o botão de liga/desliga do dispositivo móvel. Contudo, pode ser também por meio do menu “Captura de Tela” ou ainda nas “Configurações de Tecla Lateral”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.