Como se sentir mais confiante como professor?

Saber se sentir mais confiante como professor é o objetivo de muita gente, especialmente dos novos docentes. Por isso, trouxemos algumas reflexões que podem ajudar nesse objetivo. Confira.

Como se sentir mais confiante como professor?

Abaixo trouxemos algumas recomendações que podem ser relevantes. Porém, lembre-se de que não é da noite para o dia que nos sentimos super confiantes.

Além disso, considere que a falta de confiança relacionada aos problemas de saúde mental exigem o acompanhamento profissional, ok? Dito isso, vamos às dicas:

1. Planeje bem as suas aulas

Procure planejar bem as suas aulas, pois isso pode fazer toda a diferença. Se você conseguir montar um verdadeiro passo a passo a ser seguido, e utilizar materiais de apoio enquanto apresenta as suas aulas, as chances de se sentir mais confiante podem aumentar. Afinal, você se sentirá por dentro do que está sendo apresentado, e isso tende a diminuir aquela sensação de ansiedade.

Além disso, crie bons materiais de apoio, como slides, roteiros e listas de tarefas para cumprir durante a sua aula. E não se esqueça de que embora você possa ter preparado uma aula incrível, pode ser que você se esqueça de uma ou outra resposta. Faz parte. Portanto, crie o costume de pesquisar os questionamentos dos alunos.

2. Mantenha suas habilidades atualizadas

Uma forma de se sentir mais confiante como professor é buscar manter as suas habilidades sempre atualizadas. Quanto mais conhecimento vamos adquirindo, melhor tende a ser a nossa maneira de atuar na sala de aula. Com isso, nossa autoestima pode ser impactada positivamente, desencadeando uma sensação maior de segurança.

3. Cuide da sua saúde mental

A saúde mental também é uma peça chave nessa situação. Portanto, cuide bem dela! A psicoterapia, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima, de uma forma que torna-se viável o crescimento pessoal e consequentemente o profissional.

Além disso, saber quais são os seus limites pessoais e investir em hábitos saudáveis também contribui para o mantimento da saúde mental. Pense nisso e leve esses fatores em consideração.

4. Entenda que a experiência vem com o tempo

Não se cobre para se sentir mais confiante como professor da noite para o dia. Especialmente se você for inexperiente, é importante dar tempo ao tempo.

Afinal, a experiência virá com o tempo. Tente mentalizar isso sempre que possível, encarando o presente como uma oportunidade de aprender coisas novas e se desenvolver constantemente.

5. Crie laços com os seus alunos

Outra forma de auxiliar na autoconfiança é apostando na aproximação com os seus alunos. Conversar, escutar, dar feedbacks e abrir um espaço para o diálogo também pode ajudar.

Dessa maneira, é possível se aproximar da realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que a amizade criada proporciona uma maior segurança na hora de ministrar as aulas.

Lembre-se de que tudo isso é gradativo. Não se cobre tanto e vá, aos poucos, desenvolvendo a sua autoconfiança diante da turma.

Além disso, converse com seus colegas professores caso se sinta confortável. E não se esqueça de que, se porventura a sua confiança estiver muito abalada, o apoio de um psicólogo pode ajudar. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.