Em tempos incertos, as mudanças dentro do mercado financeiro são notórias. Com isso, diversos consumidores buscaram por empréstimos e pagamentos parcelados com cartão de crédito. Assim, qual seria um bom score para conseguir obter produtos e serviços financeiros? Veja a resposta na matéria que preparamos nessa segunda-feira (13) no Notícias Concursos.
Um pouco sobre score
O score nada mais é do que uma pontuação que birôs de crédito definem. Assim, os órgãos de proteção ao crédito conseguem avaliar os comportamentos financeiros dos consumidores que, supostamente, possuem um bom score.
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As instituições verificam o histórico de dívidas, o compromisso com pagamentos de contas e o relacionamento com bancos. Após isso, o consumidor recebe a pontuação. No entanto, esse score não é definitivo e pode aumentar o diminuir conforme mudam os hábitos de consumo.
Qual seria um bom score para obter serviços e produtos financeiros?
As pontuações de score usadas pelas instituições são subjetivas; ou seja, cada banco utiliza o score de acordo com as suas definições. Assim, em teoria, não existe um número preciso para conseguir um cartão de crédito.
Contudo, na prática, os cartões de crédito com fácil aprovação exigem no mínimo um score de, em média, 400 pontos. Além disso, o cliente com score acima de 500 pontos, terá acesso a ofertas de créditos muito maiores.
A pontuação para o empréstimo deve ser alta?
Da mesma forma, empréstimos não possuem um número exato para que o consumidor consiga o crédito. Porém, pessoas com score abaixo de 300 pontos têm mais dificuldade em obter crédito, uma vez consideradas de risco.
Dessa forma, a dica para quem busca empréstimos e tem score baixo é procurar instituições que não consultem os birôs. Assim, há mais chances de aprovação do crédito. Além disso, tudo depende do valor do empréstimo. Considera-se boa uma pontuação a partir de 700 para conseguir empréstimos com valores maiores, por exemplo.
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Como conseguir uma boa pontuação de crédito?
É possível consultar a pontuação no site do SPC, Serasa ou Consumidor Positivo. Caso o score não seja o suficiente para conseguir um produto financeiro, deve-se seguir as dicas para aumentá-lo rápido:
- Pague suas contas pontualmente – Mesmo poucos dias de atraso podem baixar seu score consideravelmente;
- Mantenha seu nome sempre limpo – Entradas e saídas constantes da lista dos órgãos de proteção ao crédito também são encaradas como comportamentos típicos de maus pagadores;
- Quite ou negocie todas as suas dívidas – Os débitos em aberto derrubam sua pontuação porque representam maior risco de inadimplência para as instituições credoras;
- Organize sua vida financeira – Evite gastos excessivos. Lembre-se de que o seu comportamento de consumo também é avaliado. Isso demonstra o planejamento em relação aos compromissos financeiros;
- Faça o cadastro positivo – Se ainda não tem, faça seu cadastro junto aos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, seu histórico financeiro será monitorado com mais facilidade e você poderá demonstrar facilmente que é um bom pagador;
- Movimente sua conta – O relacionamento com empresas e instituições financeiras pesa na definição do score. Por isso, colocar dinheiro em investimentos, ajuda a aumentar a pontuação;
- Evite pedidos de crédito recorrentes – Solicitar aumento do limite do cartão ou empréstimos muitas vezes em curto espaço de tempo pode ser encarado como tentativas de fraudes ou golpes. Esse sinal de alerta é visto como risco pelas instituições financeiras, o que acaba baixando seu score;
- Faça pagamentos antecipadamente – Se conseguir, pague os boletos antes do vencimento. Esse comportamento é bem-visto pelas empresas e instituições financeiras e uma forma simples de conseguir um bom score para garantir os serviços financeiros.
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