Você tem saúde financeira? Sabe como recuperar a sua?

Entenda como sair do sufoco com as dívidas e a falta de dinheiro

Lidar com nossas finanças é algo desafiador. Agora, difícil mesmo é saber cuidar de um orçamento familiar. Por isso, é importante planejar o que fazer com o dinheiro para ter sempre a saúde financeira em dia. Aprenda como proceder com o Notícias Concursos na matéria especial preparada nesta segunda (18).

Saúde financeira e um bom planejamento

Com um bom ensinamento, fica mais fácil conseguir administrar a saúde financeira. Então, gerir suas contas será mais simples. Mas, primeiramente, deve-se entender que todos da casa tem que se envolver para alcançar um equilíbrio no orçamento.

Conheça seus gastos e os organize

Tenha as despesas sempre anotadas, registrando gastos básicos, tais como supermercado, aluguel, luz, bem como água e até mesmo supérfluos.

Se anotar não for do seu agrado, use outro método, por exemplo, app’s. Pois, o que não vale é deixar de registrar.

Conferir extratos bancários no fim do mês usando o aplicativo, assim, montando a rotina do controle, é também uma boa opção. Para aqueles que estão realmente interessados em deixar as contas bem organizadas, isso é o melhor.

Anteceda as despesas futuras

Anualmente temos gastos significativos, por exemplo, IPTU, IPVA, material escolar, entre outros gastos fixos. Portanto, devemos sempre fazer uma reserva para esses casos.

Nos meses onde a despesa for menor, guarde um pouco do para tais gastos fixos. Mas, evite de toda forma, usar a grana como um desaperto no momento de sufoco.

Mas, atenção! Planejar as despesas futuras é também planejar as férias familiares, por exemplo. Faça essa organização com os gastos de longo prazo, como os de curto prazo.

saúde financeira
Você tem saúde financeira? Sabe como recuperar a sua? – Foto: Canva Pro

Estabeleça metas de economia mensais

Uma vez que os gastos mensais são identificados, pode-se prever e definir metas. Caso a renda seja fixa, é interessante especificar uma quantia mensal para economizar. Em contrapartida, com renda variável, criar metas em porcentagem é uma opção viável.

Essa estratégia para economia pode ser mais interessante. Por exemplo: se uma prestação termina nesse mês, guarde o valor mês que vem, amo invés de fazer outra prestação. Educação financeira não se restringe ao controle dos gastos, mas à geração do dinheiro.

Corte alguns gastos

Após organizar seu orçamento familiar, a identificação dos gastos fica mais fácil. O que se pode fazer é criar regras para economizar, como: apagar luzes ao sair de cômodos, não demorar no banho, etc.

Inclua crianças no assunto

As crianças devem saber das condições financeiras da família, para entenderem o porquê têm tal padrão de vida.  Outra vantagem, é incentivá-los a terem mais consciência sobre gastos, preparando-os para um breve futuro.

Portanto,  busque por um modelo de planilha que funcione para sua família. Perceba que a educação financeira sempre será essencial na manutenção da saúde financeira. Por fim, faça suas contas e economize!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.