Saúde Digital: a tecnologia nos recursos públicos

A Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no setor. Saiba mais!

A Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Saúde Digital: a tecnologia nos recursos públicos

O termo Saúde Digital é mais abrangente do que e-Saúde e incorpora os recentes avanços na tecnologia, como novos conceitos, aplicações de redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros, destaca a divulgação oficial.

Do conceito de e-Saúde à Saúde Digital

Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou a elaboração da sua Estratégia Global de Saúde Digital (Global Strategy on Digital Health), entendendo que os esforços nacionais podem ser potencializados pela colaboração e troca de conhecimento entre países, centros de pesquisa, empresas, organizações de saúde e associações de usuários ou cidadãos, com o objetivo de promover a saúde para todos, em todos os lugares. 

Um aspecto muito significativo da proposta de Estratégia Global é que ela unifica, sob o termo Saúde Digital, todos os conceitos de aplicação das TICs em Saúde, incluindo e-Saúde, Telemedicina, Telessaúde e Saúde Móvel, explica o Ministério da Saúde.

Além de reduzir a fragmentação das aplicações da tecnologia em saúde, a Saúde Digital amplia o seu entendimento, em que se caracteriza como área de conhecimento e prática, e absorve os conceitos da utilização avançada da tecnologia, incluindo o uso de dispositivos pessoais e de tecnologias emergentes.

A importância de uma Estratégia de Saúde Digital (ESD) 

Conforme propõe o Pacote de Ferramentas da Estratégia Nacional de e-Saúde (National eHealth Strategy Toolkit), elaborado pela OMS em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações (OMS/UIT) em 2012, a construção de uma Estratégia de Saúde Digital (ESD) deve ser desenvolvida com o objetivo de utilizar recursos de TIC para resolver problemas do sistema de saúde, destaca o Ministério da Saúde.

Portanto, é essencial que a Saúde Digital tenha o planejamento do sistema de saúde como norte para, a partir dele, prospectar possíveis soluções de TIC capazes de apoiar a consecução e o monitoramento de seus objetivos. 

DATASUS/SE/MS

Seguindo as diretrizes da OMS/UIT, a Estratégia Brasileira é orquestrada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/SE/MS) para ser uma ambição factível e inspiracional, que busca nortear e alinhar as diversas atividades e projetos públicos e privados, potencializando o poder de transformação da Saúde Digital no Brasil, explica o Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.