Saque emergencial FGTS: o que é e quando acontecerá? Veja detalhes

A retirada de emergência do Fundo de Garantia surgiu ante a pandemia

A liberação de parte do valor da conta de Fundo de Garantia, no caráter emergencial, ocorreu como uma solução econômica em 2020. Tal ação foi necessária ante a pandemia e a crise econômica que assolou o Brasil e os cidadãos brasileiros. Mas, como a situação se prolongou além do previsto, será que esse saque emergencial FGTS será ativo? Entenda neste sábado (07), com o Notícias Concursos, quais são os pormenores do assunto.

Saque emergencial FGTS: vai ou não se estender no 2º semestre de 2021?

Algumas decisões de ordem econômica foram tomadas neste ano a fim de ofertar continuidade às várias medidas para contenção dos efeitos catastróficos da pandemia. Entretanto, até o presente momento, a liberação total do FGTS não está entre tais medidas. Mas, será que o saque emergencial FGTS é uma possibilidade futura?

Devido a isso, vários trabalhadores ficaram preocupados sobre o recebimento da quantia. Eles querem, pelo menos, saber se o recebimento é uma possibilidade ou não. Confira a seguir a real chance de isso acontecer.

Não tem pagamentos surpreendentes referente a saldos do fundo sendo cogitados agora

A resposta é que a princípio não. Em uma nota divulgada no começo do mês de junho, o Ministro da Economia disse que essa medida não foi considerada como uma boa alternativa econômica para esse ano. Dessa maneira, desconsiderou a chance do surgimento dessa nova forma de saque do seguro.

Por isso, o governo não ponderou sobre criar esse novo modo de saque emergencial para os colaboradores das empresas em regime de CLT. Ou seja, não existirá a chance de receber alguma parte referente ao saldo do Fundo de Garantia.

Não tem pagamentos surpreendentes referente a saldos do fundo sendo cogitados agora. Outras formas de suporte ao enfrentamento das consequências econômicas da crise de saúde estão sendo priorizadas.

Por conta disso, fica evidente que não terá novidades referentes ao saque de emergência do FGTS. Entretanto, não podemos afirmar que uma eventual modificação de cenário está descartada. Então, até o momento não tem nada indicando a liberação do Fundo.

Essas “medidas de apoio” citadas acima, correspondem à uma antecipação do 13º terceiro salário. E também, referem-se ao Benefício de Prestação Continuada (que é um programa que visa a manutenção do emprego). Dessa mesma forma, refere-se ao apoio de emergência de 150 reais.

Outras formas de sacar o Fundo de Garantia

As outras formas do saque, previstas em lei, continuam valendo. Por isso, há uma série de possibilidades para o recebimento do fundo, seja ele de forma integral, ou em partes. Confira, assim, as principais:

  • Demissão que não seja por justa causa;
  • Para aposentados;
  • Quando atingir a idade de setenta anos;
  • Saque-aniversário;
  • Recebimento da quantia para compras referentes a imóvel residencial;
  • Casos de doenças graves ou terminais.

Com isso, concluímos que não haverá um saque emergencial FGTS previsto para esse ano. Mas os trabalhadores continuarão contando com os outros diversos casos que possibilitam o resgate do Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.