Saque duplo do FGTS é liberado neste mês de maio

Trabalhadores podem receber dois saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda neste mês de maio. Os débitos acontecem em duas modalidades de resgates diferentes.

Trabalhadores podem receber dois saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda neste mês de maio. A princípio, os débitos acontecem em duas modalidades de resgates diferentes. Veja mais detalhes!

Saque extraordinário até R$ 1 mil

O Governo Federal está liberando o saque extraordinário para ajudar os trabalhadores com os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. A expectativa é que 42 milhões de pessoas sejam contempladas.

Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo disponível em suas contas do FGTS, sendo os valores de até R$ 1 mil depositados nas contas do aplicativo Caixa Tem.

As datas dos depósitos seguem o calendário da Caixa Econômica Federal. Confira o calendário:

Mês de nascimentoRecebem em
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de mio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

 

Como pedir o saque?

A princípio, é importante frisar que não é preciso solicitar o saque do FGTS. É preciso salientar, ainda, que o dinheiro será liberado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.

Caso o trabalhador não possua uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta em nome do trabalhador. Nessa situação, o beneficiário não poderá fazer nenhuma ação, uma vez que a abertura será automática.

Contudo, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador poderá solicitar a liberação dos recursos. Todo o processo para pedir o saque será informatizado.

O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa. Para isso, basta entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos.

Saque-aniversário

O saque-aniversário é uma opção que disponibiliza ao trabalhador aderente parte do saldo disponível em suas contas do FGTS todos os anos no mês do seu aniversário. Todavia, é preciso cumprir alguns requisitos.

A adesão pode ser realizada presencialmente em uma das agências da Caixa ou acessando algum canal de atendimento da instituição, como o aplicativo do FGTS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.

O resgate dos recursos fica disponível no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e segue até o último dia útil do segundo mês subsequente após a liberação. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, ele retorna ao FGTS do titular.

Vale lembrar que quem adere a modalidade perde o direito ao saque-rescisão diante demissão sem justa causa. Na ocasião, o trabalhador demitido recebe apenas a multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.