Saque do FGTS: Veja o calendário completo de 2022 - Notícias Concursos

Saque do FGTS: Veja o calendário completo de 2022

A modalidade libera parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador anualmente no mês do seu nascimento.

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já está disponível para os trabalhadores nascidos em janeiro. Eles devem resgatar os recursos até o dia 31 de março, considerando o prazo de três meses.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores terão acesso ao saque do FGTS este mês. A previsão é que mais de R$ 1,9 bilhão seja distribuído estre os titulares.

A modalidade libera parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador anualmente no mês do seu nascimento. O critério vale tanto para contas ativas quanto as inativas registradas em nome do cidadão.

Importante lembrar que para receber o saque-aniversário é necessário aderir a modalidade. A operação deve ser realizada nos canais de atendimento da Caixa até o último dia útil do mês em que o trabalhador faz aniversário. Caso a regra não seja respeitada, a solicitação só será considerada a partir do próximo ano.

Contudo, quem migar para o saque-aniversário perde o direito ao saque-rescisão – que possibilita o resgate total dos recursos do FGTS – em casos de demissão sem justa causa. Na ocisão, será liberada apenas a multa rescisória de 40% sobre o fundo.

Calendário do saque-aniversário em 2022

Mês de aniversário  Prazo para o saque parcial do FGTS 
Janeiro De 4 de janeiro a 31 de março
Fevereiro De 1.º de fevereiro a 30 de abril
Março De 1.º de março a 31 de maio
Abril De 1.º de abril a 30 de junho
Maio De 3 de maio a 31 de julho
Junho De 1.º de junho a 31 de agosto
Julho De 1.º de julho a 30 de setembro
Agosto De 2 de agosto a 31 de outubro
Setembro De 1.º de setembro a 30 de novembro
Outubro De 1.º de outubro a 31 de dezembro
Novembro De 1.º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro De 1.º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

 

Empréstimo com o saque-aniversário

Instituições financeiras oferecem ao trabalhador a possibilidade de antecipar o saque-aniversário em até três anos. Os recursos do FGTS ficam como garantia, possibilitando que o serviço seja contratado até mesmo por cidadãos negativados.

Segundo a Caixa Econômica, no ano passado os resgates da modalidade totalizaram cerca de R$ 17,7 bilhões, incluindo os valores repassados aos bancos em razão da contratação da antecipação do saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?