Samsung lança chip para permitir gráficos realistas em smartphones 

Samsung lança chip para permitir gráficos realistas em smartphones 

Novo processador móvel possui ray tracing acelerado por hardware, uma tecnologia que só estava disponível para consoles e computadores

A Samsung Electronics, que também fabrica semicondutores (os populares chips), anunciou um novo processador móvel, o Exynos 2200. Este é um recém-projetado processador móvel com uma unidade de processamento gráfico (GPU ou placa de vídeo) Samsung Xclipse baseada na arquitetura AMD RDNA 2. A ideia é que o chip seja implementado em smartphones para permitir uma experiência melhor com games, com gráficos realistas, além de também melhorar o uso das câmeras.

LEIA MAIS: Mercado de games cresce 12% em 2021 e bate os US$ 126,6 bilhões

O novo chip foi construído com núcleos de CPU baseados na arquitetura Arm, uma unidade de processamento neural (NPU) atualizada e quatro nanômetros (nm). Com a arquitetura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu alicerce, a Xclipse chega com recursos gráficos avançados, como a tecnologia ray tracing (RT) acelerada por hardware e sombreamento de taxa variável (VRS) que antes estavam disponíveis apenas em computadores e consoles. 

O ray tracing é uma tecnologia que simula de perto como a luz se comporta fisicamente no mundo real. Ao calcular o movimento e a cor característica dos raios de luz à medida que refletem na superfície, o ray tracing produz efeitos de iluminação realistas para cenas dentro dos jogos. Para oferecer gráficos mais realistas e imersivos, mesmo em um smartphone, a Samsung colaborou com a AMD para desenvolver o primeiro ray tracing acelerado por hardware em um dispositivo do tipo. 

Já o sombreamento de taxa variável é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os desenvolvedores apliquem uma taxa de sombreamento mais baixa em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar em áreas de maior importância para os jogadores, melhorando a taxa de quadros por segundos para uma jogabilidade mais suave e fluída. 

Mais inteligência, velocidade e segurança no chip 

O Exynos 2200 oferece uma inteligência artificial (IA) mais poderosa graças à NPU atualizada. O desempenho da NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA. A NPU agora conta com uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia. 

Além disso, o Exynos 2200 possui um modem para conexão 5G que atende os padrões mais recentes da tecnologia, o que permite acessar velocidades maiores e uma latência menor. De acordo com a Samsung, é possível que o modem alcance até 10 Gbps de velocidade de download. 

Por segurança, o Exynos 2200 é desenvolvido com Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves criptográficas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Dessa forma, utilizar criptografia para proteger o acesso aos dados do smartphone se torna algo mais simples e mais seguro. 

Uma experiência visual aprimorada

Toda a tecnologia do chip não está aplicada apenas para que o smartphone processe gráficos realistas. A arquitetura do processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2200 foi redesenhada para compor os mais recentes sensores de imagem de resolução ultra-alta de até 200 megapixels (MP). A 30 quadros por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmera única e 64+36 MP no modo de câmera dupla. 

Ele também pode conectar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras. Já no caso de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K). 

Juntamente com a NPU, o ISP utiliza uma câmera de IA avançada com reconhecimento de conteúdo para resultados mais refinados e realistas. Ao registrar uma fotografia, a câmera de IA baseada em aprendizado de máquina reconhece vários objetos, o ambiente e os rostos dentro da cena. Em seguida, ela aplica configurações ideais para cor, balanço de branco, exposição, faixa dinâmica e muito mais para produzir imagens de qualidade de nível profissional. 

O chip ainda suporta resolução de 8K, além de um decodificador AV1 com baixo consumo de energia, permitindo maior tempo de reprodução. A solução de exibição avançada apresenta HDR10+ adicionando mais alcance dinâmico e profundidade à imagem e oferece taxas de atualização de até 144Hz para uma experiência de transição mais responsiva e suave ao rolar a tela ou jogar. 

O Exynos 2200 está atualmente em produção em massa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.