Saiba quem precisa fazer licenciamento 2023 ainda este mês

Confira aqui os detalhes sobre o vencimento do licenciamento anual.

Saber quem precisa fazer licenciamento 2023 ainda este mês é fundamental para evitar todos os problemas e o não cumprimento dessa regulamentação pode causar. O licenciamento de veículos é um procedimento fundamental para todos os proprietários, por assegurar a regularidade do veículo perante a legislação de trânsito. Desse modo, com o início do calendário do licenciamento deste ano em São Paulo, é essencial entender os prazos e etapas para realizar esse processo de maneira correta.

Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você fique por dentro do calendário de licenciamento 2023 e não perca o prazo para realizar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

O que é o licenciamento?

Primeiramente, antes de saber quem precisa fazer licenciamento 2023 ainda este mês, é necessário entender no que consiste esse termo e qual a sua importância.

Sendo assim, o licenciamento de veículos é um procedimento obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores no Brasil. Ele consiste na emissão de um documento, conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que comprova a regularidade do veículo junto aos órgãos de trânsito.

Além disso, a importância do licenciamento de veículos relaciona-se à segurança e à fiscalização do trânsito. Isso porque ao obter o licenciamento, o proprietário garante que o veículo está segundo as normas de segurança e ambientais que os órgãos competentes estabelecem. O que evita multas e apreensões.

Ademais, o licenciamento também é fundamental para a identificação do veículo em casos de furto ou roubo, já que o CRLV contém informações essenciais como o número do chassi e a placa do veículo.

quem precisa fazer licenciamento - Reprodução Canva
quem precisa fazer licenciamento – Reprodução Canva

Quem precisa fazer licenciamento 2023 ainda este mês?

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo que possuem os números 3 e 4 no final de suas placas terão de correr, pois estes precisam fazer licenciamento ainda este mês. Isso ocorre, pois o calendário do licenciamento este ano em São Paulo segue um cronograma organizado conforme o número final da placa do veículo.

Assim, confira abaixo como o calendário do licenciamento 2023 está funcionando neste estado:

1. Licenciamento de tratores:

Para os tratores, o processo de licenciamento começa em setembro e se estende até dezembro, com prazos específicos segundo o final da placa.

Essa categorização é fundamental para garantir uma distribuição equitativa dos prazos e evitar aglomerações no sistema.

2. Licenciamento de veículos automotores, reboques e semirreboques:

Ademais, para esta categoria de veículos, os prazos do licenciamento seguem conforme o final da placa:

  • Placas 1 e 2: até 31 de julho;
  • Placas 3 e 4: até 31 de agosto;
  • Placas 5 e 6: até 29 de setembro;
  • Placas 7 e 8: até 31 de outubro;
  • Placa 9: até 30 de novembro;
  • Placa 0: até 29 de dezembro.

3. Licenciamento de caminhões:

Por fim, os caminhões também possuem prazos específicos para licenciamento, baseados no final da placa:

  • Placas 1 e 2: até 29 de setembro
  • Placas 3, 4 e 5: até 31 de outubro
  • Placas 6, 7 e 8: até 30 de novembro
  • Placas 9 e 0: até 29 de dezembro

Como é o processo de licenciamento veicular?

O processo de licenciamento é simples e pode ser realizado por meio do sistema bancário. Para isso, basta informar o número do Renavam e confirmar o pagamento da taxa por meio do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados, como Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Além disso, no estado de São Paulo, a taxa de licenciamento em 2023 é de R$155,23.

Então, após o pagamento, o sistema emite o licenciamento em até 24 horas. Dessa forma, os proprietários podem baixar e imprimir o documento na seção ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran SP e Carteira Digital de Trânsito.

No entanto, é fundamental lembrar que, para realizar o licenciamento do carro, é necessário ter o IPVA 2023 em dia, bem como quitar outros débitos do veículo, como multas.

Consequências do não cumprimento:

É fundamental ter plena consciência das severas consequências que podem decorrer ao não cumprir o licenciamento nos prazos estipulados. Isso engloba a atribuição de uma infração gravíssima, resultando em sete pontos a mais na carteira de motorista, além de uma multa de R$293,47. Adicionalmente, não efetuar o licenciamento dentro do período estabelecido pode levar à apreensão do veículo pelas autoridades, gerando mais inconveniências e custos para o proprietário. Portanto, compreender a importância do licenciamento anual vai além do cumprimento de uma obrigação legal, pois também garante a segurança no trânsito e evita complicações financeiras desnecessárias. Caso você esteja entre aqueles que precisam realizar o licenciamento até o término deste mês, convidamos você a compartilhar suas opiniões e planos nos comentários, enriquecendo o debate sobre esse assunto relevante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.