Saiba o que falar numa entrevista de emprego

Dicas para candidatos

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o que devem dizer durante a entrevista de emprego, por isso, pode ser viável se preparar para responder perguntas feitas de forma frequente no processo seletivo.

Saiba o que falar numa entrevista de emprego

Assim sendo, é comum que o candidato seja questionado de forma direta na entrevista de emprego, bem como, ele pode ser convidado a se apresentar.

Por exemplo, o entrevistador pode solicitar que fale sobre sua própria carreira e objetivos para o futuro. Esse tipo de situação não é exatamente uma pergunta, entretanto, requer uma resposta centrada. Por isso, é viável prestar atenção a esse tipo de situação para responder adequadamente.

Respostas sem perguntas claras

Para responder situações que não são exatos questionamentos, o candidato pode resumir a sua trajetória profissional e destacar outras situações de sua vida pessoal, como interesses além do seu trabalho.

Uma pequena apresentação sobre sua carreira é bastante relevante nessa situação. Pois, o mais importante é que destaque pontos que sejam atrativos para o profissional que realiza o processo de recrutamento.

Sendo assim, pode ser viável falar sobre sua formação, informar em qual faculdade estudou e quais desafios enfrentou no decorrer da sua carreira, por exemplo.

Experiências, habilidades e conhecimentos

Destaque as experiências que direcionaram seus objetivos e pode ser viável também falar sobre as habilidades exigidas no seu último emprego. Em suma, é importante focar em uma resposta mais elaborada e aprofundada, sem causar lacunas sobre as informações do seu currículo.

Quando o candidato é questionado sobre suas habilidades, de forma geral, o recrutador espera uma resposta diferente do que consta no seu perfil. Já que a entrevista é direcionada pelo seu currículo, sendo assim, é viável que tenha clareza sobre outras habilidades que podem ser citadas.

Organize as informações durante a entrevista de emprego

Organize suas respostas em ordem cronológica inversa. Além disso, destaque as atividades e as habilidades exigidas em cada função, além de citar níveis referentes a hierarquia. Por exemplo, pode ser viável informar que gerenciou equipes e alcançou metas de vendas significativas.

Nunca cite pontos negativos de seus empregos anteriores, problemas em equipe ou falhas de comunicação, visto que o mais importante é que destaque desafios e resultados. Pontuar suas competências, conhecimentos e suas habilidades é fundamental para destacar sua curva de aprendizagem no decorrer de sua carreira.

As habilidades interpessoais também precisam de destaque, já que se referem a maneira como atua na sua rotina, o que abrange a sua facilidade para se relacionar, lidar com pessoas e elaborar processos. Sendo assim, são atividades de grande valia para o ambiente organizacional, independentemente da função a ser executada.

Soft skill e hard skill

As suas competências técnicas precisam ser valorizadas. Por isso, não deixe de informar as atualizações que fez ou que pretende realizar. Contudo, o mais importante é que faça um alinhamento entre suas habilidades comportamentais e suas competências técnicas, atualmente chamadas pelo mercado de soft skill e hard skill, respectivamente.

Ao perguntar ao candidato sobre como ele se vê daqui a 5 anos, a gestão da empresa não exatamente quer uma resposta precisa. Visto que o avaliado dentro dessa dinâmica é entender o quanto de responsabilidade o candidato está disposto a assumir, o que implica os valores da empresa e a possibilidade de contar com o seu trabalho em situações não controláveis.

Portanto, procure entender qual é o objetivo por trás da pergunta, já que muitas vezes a avaliação não se refere ao que está sendo dito, e sim a maneira como o candidato se posiciona e o que entende por crescimento de carreira.

É importante destacar o seu interesse pela empresa ou sua identificação com a cultura para validar as informações iniciais sobre a vaga, de modo que a contratação seja resolutiva para seus objetivos em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.