Saiba o que é um plano de carreira e como implementá-lo

O profissional que deseja sucesso deve observar questões essenciais

Um trabalhador que deseja se destacar entre seus colegas, se desenvolver profissionalmente, ganhar uma bela promoção, deve ter em mente a importância de se construir um plano de carreira eficiente. A princípio, os objetivos traçados exigem uma boa dose de motivação, disciplina e força de vontade.

No entanto, o investimento vale muito a pena. No momento em que suas metas são organizadas, é possível observar com clareza onde você quer chegar, aumentando o seu comprometimento com a sua evolução. Por outro lado, a empresa que oferece um plano de carreira para seus funcionários aumenta o engajamento de seus colaboradores.

De fato, o reconhecimento profissional atrai talentos para a organização, contribuindo para o sucesso do empreendimento. O plano de carreira permite ao profissional observar de uma maneira realista quais passos devem ser dados para que ele avance em seu trabalho na empresa.

Pode-se ter um plano de carreira de modo a ter um objetivo de curto, médio e longo prazo. Algumas perguntas vêm à mente: onde você quer chegar? Onde estará daqui a alguns anos? Quanto quer ganhar? É importante se questionar e saber o que fazer para conquistar seus objetivos profissionais.

1 – Saia de sua zona de conforto

É preciso não ter medo de correr riscos, estar aberto a novas experiências, e fazer uma reflexão pessoal acerca do que realmente gostaria de fazer. A escolha certa é capaz de mudar sua vida, saindo da estagnação. Tente se conhecer melhor, saber o que te motiva, qual o seu propósito na vida.

2 – Analise sua situação atual

Esta pode ser considerada a parte inicial de seu plano de carreira. Faça uma análise relativa ao seu momento atual. Avalie os pontos de sua vida profissional, veja se está feliz, satisfeito com sua rotina, com seu dia a dia. Anote suas observações, o que gosta de fazer e o que não gosta em seu trabalho.

3 – Defina onde quer chegar

Pare para pensar onde deseja estar daqui a três, cinco, dez anos como profissional. É necessário refletir sobre isso para que se tenha um caminho a ser traçado em busca de suas metas e objetivos. É uma maneira de aproveitar melhor as oportunidades, guiando a sua carreira profissional.

4 – Torne seus desejos legítimos

Para conquistar uma maior motivação é importante saber o que está por trás de seus desejos relacionados à sua profissão. Pergunte-se porque seus objetivos são importantes, se vale a pena alcançar as metas estabelecidas. Veja se as respostas estão de acordo realmente com o que você quer da vida.

5 – Estabeleça metas a serem alcançadas

Você já sabe onde está e onde quer chegar. É hora de definir o que fazer para alcançar seus objetivos. Identifique a distância a se percorrer até chegar onde quer. Aliás, divida-as em passos menores, faça um mapa do que é preciso aprender, adquirir ou mudar em você mesmo. 

6 – Invista em autoconhecimento

Procure se conhecer melhor, identificando seus pontos fortes e fracos. Todavia, saiba o que precisa melhorar e como fazê-lo. Veja o que você faz bem, que o destaca entre as outras pessoas, desenvolva suas habilidades e competências, que facilitarão a conquista de seus objetivos.

7 – Estipule prazos para as suas metas

Depois de estabelecer metas e objetivos é hora de organizá-los de modo a alcançar seu desenvolvimento profissional. Em suma, é preciso que haja um prazo definido, que se cumpra cada etapa considerando as dificuldades e obstáculos no caminho. Em alguns passos é possível chegar lá.

Importância do plano de carreira

A maioria das pessoas entram no mercado de trabalho e atuam de acordo com as oportunidades que aparecem. Elas não pensam estrategicamente nas decisões de suas carreiras e acabam por alcançar um certo conforto na estabilidade. Em conclusão, depois de longos anos dentro de uma empresa, elas trilharam um caminho inalterável.

Antigamente, alguns profissionais apenas reagiam a algo externo que acontecia, eles não se tornavam donos de seu desenvolvimento profissional. O fato é que o contexto socioeconômico era outro, hoje, há muito mais espaço para a evolução de uma carreira. Desse modo, um plano de ação é fundamental para o trabalhador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.