Falta de motivação? Veja como é possível lidar com ela no trabalho

falta de motivação pode aparecer de vez em quando. Não estamos imunes a ela.

Haverá dias difíceis, nos quais sair da cama parece ser algo muito complicado, bem como a lista de tarefas tende a ser um pouco assustadora. Em contrapartida, haverá situações nas quais a prática de atividades laborais será mais simples e rápida de concluir.

Consegue imaginar esse tipo de cenário?

Essa introdução quer dizer que a baixa motivação pode aparecer de vez em quando, e tudo bem!

Porém, quando ela começa a se tornar cada vez mais frequente, podemos começar a pensar em estratégias e reflexões que visem elevá-la, de uma forma saudável e possível.

Neste texto, apresentamos alguns fragmentos que têm esse objetivo: fomentar um dia a dia mais motivador no trabalho. Acompanhe.

Fatores para refletir sobre a falta de motivação no trabalho

Refletir sobre a nossa rotina de trabalho é uma forma de analisarmos os motivos pelos quais a falta de motivação pode estar aparecendo. Abaixo, apontamos 4 perguntas que podem ser usadas nesse momento:

1. O que pode estar causando a falta de motivação?

Você saberia dizer o que, exatamente, pode estar causando a falta de motivação? Será que existe um porquê específico?

Às vezes, é possível detectar o que pode estar prejudicando o seu bem-estar no trabalho, visando encontrar formas de lidar com esses impasses de maneira mais equilibrada.

2. Quais os propósitos por trás das atividades desenvolvidas? E os objetivos?

Quando você está executando uma tarefa em específico, consegue encontrar um propósito para ela? Ou tem agido de maneira automática no trabalho, a ponto de nem entender por que determinadas atividades são feitas?

Esse tipo de questionamento pode ajudar na hora de enxergar os efeitos positivos que o nosso trabalho proporciona. Por exemplo, se trabalhamos na área da saúde, mesmo que seja apenas organizando papéis e prontuários, ainda assim podemos estar fazendo a diferença na vida das pessoas. Isso quer dizer que o propósito dessa atividade em específico pode ser oferecer mais saúde às pessoas, de algum modo.

Perceba que essa visão de propósito pode, em muitos casos, contribuir para a minimização da falta de motivação.

Além disso, pense nos objetivos por trás do seu trabalho. Qual plano de carreira você montou para si?

3. Como está a sua saúde física e mental?

Você tem cuidado da sua saúde física? A fadiga tem marcado presença no seu trabalho? Será que você tem dormido e/ou se alimentado bem?

Lembre-se de que o corpo e a mente estão conectados, portanto, se o corpo não é bem cuidado e tem problemas, a mente também sentirá.

O caminho inverso também ocorre. Se a saúde mental não está em dia e há problemas de ansiedade e estresse, por exemplo, a falta de motivação será reflexo no corpo, em forma de fadiga, tensão, etc. Cuide-se!

4. Como está a sua agenda de tarefas?

Por fim, não se esqueça que a falta de motivação pode estar associada à agenda sobrecarregada, que causa fadiga e mal-estar. Portanto, organize as suas demandas e cuide para não ultrapassar os seus limites – às vezes a motivação aparece diante de uma agenda bem feita. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.