Saiba o que é IBGE e o que faz o órgão

Com 83 anos de história é um dos institutos mais tradicionais do Brasil

Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba o que é IBGE e o que faz o órgão.

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é um órgão brasileiro responsável pela produção e análise de dados estatísticos, geográficos e socioeconômicos do país. Assim, desde sua criação, o IBGE tem como objetivo entender e representar a realidade brasileira através de informações precisas e confiáveis.

Com mais de 80 anos de história, o instituto é referência mundial na produção e disseminação de dados estatísticos. Assim, auxiliando na tomada de decisões em diversos setores públicos e privados do país.

Para que você entenda mais sobre a história e atuação do IBGE, e por que esse órgão é tão importante para o desenvolvimento do Brasil, reunimos algumas das principais informações para te passar. Por isso, acompanhe a leitura até o final e confira.

O que é IBGE?

Saiba o que é IBGE e o que faz o órgão
Saiba o que é IBGE e o que faz o órgão. Foto: Reprodução

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido como IBGE, é uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo a produção e análise de informações estatísticas, geográficas, cartográficas e socioeconômicas do país.

Com 83 anos de existência, o IBGE é responsável por realizar pesquisas importantes, como o Censo Demográfico.  Aliás, que é feito a cada 10 anos e serve para fornecer informações completas sobre a população brasileira.

Além do Censo, o IBGE também realiza outras pesquisas, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que analisa informações sobre trabalho, educação, renda, saúde, entre outras áreas. Portanto, essas informações são extremamente importantes para que o governo possa realizar políticas públicas que atendam às necessidades da população.

O instituto também é responsável pela produção de mapas e informações geográficas, que são usados em estudos ambientais, urbanos e de infraestrutura. Com uma equipe de mais de 7 mil profissionais espalhados por todo o país, o IBGE é uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Pois, fornece dados e informações precisas para tomadas de decisão em diversos setores.

O que o IBGE faz?

O IBGE é responsável por produzir, analisar e disseminar informações de diversas áreas, como Economia, Demografia, Geografia, Meio Ambiente, entre outras. Desse modo, essas informações são essenciais para o planejamento e tomada de decisão em diversos setores públicos e privados.

Para cumprir sua missão, o IBGE realiza pesquisas, como o Censo Demográfico, que é realizado a cada dez anos e fornece um panorama amplo sobre a população brasileira. Assim como, as pesquisas mensais de emprego, que fornecem informações importantes sobre o mercado de trabalho.

O instituto também produz mapas, cartas e outras publicações cartográficas que auxiliam a compreensão e o planejamento territorial do país. Além disso, o IBGE realiza estudos para o meio ambiente, como o levantamento de áreas cultivadas e o monitoramento do uso da terra.

Todas as informações produzidas pelo IBGE são públicas e podem ser acessadas por qualquer pessoa interessada. Portanto, essas informações são essenciais para a realização de políticas públicas eficientes e para o desenvolvimento econômico e social do país.

Como se preparar para o concurso IBGE?

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um dos mais concorridos do país. Então, para se preparar para essa prova, é preciso iniciar os estudos com antecedência e dedicação.

A primeira dica para se preparar para o concurso do IBGE é conhecer a estrutura da prova e o conteúdo programático. Desse modo, isso envolve verificar as disciplinas cobradas, o número de questões e o tempo de duração da prova.

Além disso, é importante adquirir materiais de estudos de qualidade, como livros, apostilas e cursos preparatórios. Por isso, é importante ter um cronograma para a organização dos estudos. Assim como, definir as prioridades de acordo com as disciplinas que têm mais peso na prova.

Outra etapa importante é a resolução de questões anteriores, simulados e provas online. Assim, essa prática ajuda na familiarização com a prova, na compreensão dos conceitos e na identificação das dificuldades.

Por fim, é preciso ter disciplina, foco e determinação para conseguir passar no concurso do IBGE. Com uma preparação adequada, é possível alcançar esse objetivo e conquistar a vaga que deseja.

É importante mencionar que o IBGE é uma instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus dados e pela seriedade no seu trabalho. Então, ser um servidor do IBGE significa fazer parte de uma equipe responsável e comprometida com a produção de informações precisas e relevantes para o Brasil e para o mundo.

Agora que você já sabe o que é IBGE e o que faz o órgão, é só ficar atento à abertura de novos concursos. Dessa forma, se preparar com as nossas dicas, para que você também possa fazer parte dessa instituição tão importante para o Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.