Redação do Enem: 5 dicas para escrever a redação em menos tempo

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são muito conhecidas pela quantidade de questões e também pela extensão dos textos apresentados no enunciado. De modo que, para muitos participantes, o tempo de realização da prova parece insuficiente.

Contudo, é possível se organizar para responder toda a prova no tempo estipulado e, principalmente, otimizar a resolução da prova e escrever a redação em menos tempo. Confira abaixo nossas dicas!

1. Monitore o seu tempo

É fundamental estabelecer o tempo do qual se dispõe para resolver a prova do Enem. Nesse sentido, para que seja possível escrever a redação em menos tempo, você precisa calcular quanto tempo precisará para responder não só a prova objetiva, mas também a redação e o tempo para passar as alternativas para o cartão de resposta.

Além disso, cronometrar a produção da redação é crucial para estabelecer em que parte do texto você necessita de mais tempo e qual você pode desenvolver em menos tempo.

2. Estabeleça sua estratégia argumentativa

O estabelecimento de uma estratégia argumentativa pode ajudar e muito a otimizar o tempo de escrita do texto. Assim, com a familiarização de uma estratégia para apresentação dos argumentos, você terá mais agilidade no desenvolvimento das ideias e o fará com maior rapidez. Para isso, recomendamos o treino constante durante os estudos.

3. Faça um rascunho

Outra dica que pode ajudar muito a escrever a redação em menos tempo é a criação de um rascunho. No rascunho não é necessário se atentar aos mínimos detalhes. Desse modo, você pode escrever as ideias sem muita preocupação, de acordo com o fluxo do seu raciocínio. Posteriormente, ao passar a limpo, você pode fazer as adaptações e as correções necessárias, sem a necessidade de interromper suas ideias para ter atenção a normas gramaticais, por exemplo.

4. Tenha um roteiro em mente

Cada parágrafo na redação do Enem possui uma função. Desse modo, é necessário ter em mente um roteiro textual com cada elemento que deve compor cada parte do seu texto. O estudo da redação aliado ao treino constante pode auxiliar o participante a se familiarizar com o roteiro textual, tendo mais agilidade na escrita da redação durante a realização da prova.

5. Mantenha a calma

Por fim, além de todas as dicas dadas acima, é crucial manter a calma para fazer uma boa redação do Enem e, ao mesmo tempo, utilizar menos tempo. Quando ficamos nervosos é comum haver o bloqueio de ideias e cometer erros de ordem gramatical, então manter-se calmo durante a escrita da redação é fundamental para a escrita da redação fluir sem problemas. Para isso, recomendamos que você se dedique à redação antes da prova objetiva, que pode ser muito cansativa.

Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário.

Clique aqui para acompanhar mais dicas para a sua redação.
Veja também Enem 2020: Dicas de aplicativos para corrigir sua redação.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-5-filosofas-para-citar-na-sua-redacao-do-enem/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.