Como montar um orçamento doméstico para equilibrar as contas

Aprenda o passo a passo para fazer um orçamento para manter o equilíbrio das finanças

Hoje, contaremos para você como montar um orçamento doméstico para equilibrar as contas.

Em janeiro, muitas pessoas buscam organizar sua vida financeira, pois como durante as festas de fim de ano, geralmente, gastamos além da conta, o primeiro mês do ano se torna um pouco complicado no quesito financeiro.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas e um passo a passo bem simples de ser seguido, para que você consiga montar um orçamento doméstico e equilibrar suas contas. Assim, possa voltar a ter tranquilidade com as suas finanças.

Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas.

Qual a importância de um orçamento doméstico?

Um orçamento doméstico é muito importante para a saúde financeira, tanto da família no geral, como também para pessoa individual, visto que, é por meio desta ferramenta que temos o controle de todos os gastos, e podemos saber exatamente de onde está vindo o dinheiro e para onde ele está indo.

Além disso, o orçamento doméstico também serve para planejar gastos grandes, como viagens e até compra de imóveis.

Por isso, se você e sua família ainda não possuem um orçamento doméstico, faça uma reunião hoje mesmo para resolver esta situação. Afinal de contas, se você não mantiver os gastos com rédeas curta, correrá um sério risco de ficar com dívidas muito altas e falir.

Como montar um orçamento doméstico - Reprodução Canva
Como montar um orçamento doméstico – Reprodução Canva

Como montar um orçamento doméstico para equilibrar as contas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de ter um orçamento doméstico e quais os benefícios que ele pode trazer para as finanças de sua família, é hora de descobrir como montar um passo a passo.

Montar um orçamento familiar é mais fácil do que parece, e, para ensinar você a fazer isso, nós separamos uma lista com 4 passos simples, para que você e sua família possam enfim conhecer as maravilhas do planejamento financeiro. Veja:

1.Faça uma lista de todos os gastos

O primeiro passo para fazer um orçamento doméstico é ter papel e caneta em mãos, para fazer uma lista de todos os gastos.

O ideal é que você tenha um caderno somente para esse tipo de anotação, assim não ficará confuso.

Faça esta lista em duas colunas, uma para os gastos fixos como aluguel, internet, seguros, academia, etc. E a segunda para as despesas variáveis, tais como passeios, produtos e serviços de beleza, refeições fora de casa, viagens, cartão de crédito, entre outros.

Assim, você terá um controle total de todos os seus gastos e poderá evitar superficialidades, como compras por impulso.

2.Trace metas e objetivos para seu orçamento doméstico

O segundo passo para fazer um orçamento doméstico e equilibrar as contas, é traçar metas e definir seus objetivos. Uma vez que, se souber exatamente onde você e sua família querem chegar, ficará mais difícil gastar com bobagens ou exagerar nas contas.

Se o seu objetivo é eliminar todas as contas e limpar o nome, você precisará ter um plano mensal para que isso seja alcançado, isto significa que todos os meses ou em todos os pagamentos, deverá destinar uma porcentagem pré-definida de seus ganhos para esse fim.

3.Saiba exatamente a quantia que você deve

Esse é um dos passos mais importantes para quem deseja eliminar as contas de forma rápida e sem dores de cabeça. Visto que, se souber exatamente a quantidade que você precisa desembolsar mensalmente para alcançar o objetivo de eliminar as contas, as dívidas ficarão mais fáceis, e você terá mais controle sobre suas finanças.

Por isso, é muito importante buscar conhecer todos os valores de suas dívidas e contas.

4.Leve a sério o seu orçamento doméstico

O quarto e último passo para quem deseja ter um orçamento doméstico eliminar as contas, é cumprir à risca as regras pré-estabelecidas pelo orçamento doméstico. Afinal de contas, não adianta nada você colocar tudo no papel e, na prática, fazer diferente.

Fazendo isso você conseguirá alcançar todos os seus objetivos e em pouco tempo não terá mais problemas com dívidas e contas.

Agora que você já sabe como montar um orçamento doméstico para equilibrar as contas, é só colocar em prática todas as nossas dicas para não ter mais problemas financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.