Saiba como montar uma rotina de limpeza para a semana

Confira aqui dicas ótimas para montar uma rotina de limpeza para seu dia a dia

Hoje passaremos algumas dicas para que você saiba como montar uma rotina de limpeza para a semana.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas estão se enrolando com os afazeres, especialmente os domésticos, sendo os que têm menos cobranças.

O problema é que é muito ruim viver em um ambiente sujo e bagunçado, e pensando nisso, nós separamos algumas dicas simples de como conciliar todas as tarefas fazendo um cronograma de limpeza para a semana.

Assim, você terá um ponto de partida para manter sua casa sempre limpinha e organizada, mesmo com uma rotina intensa no dia a dia.

Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas.

rotina de limpeza para a semana- Reprodução Canva
rotina de limpeza para a semana- Reprodução Canva

Como montar uma rotina de limpeza para a semana?

Montar uma rotina de limpeza para a semana é muito importante para a manter a praticidade do dia a dia sem negligenciar nenhum afazer.

Todos sabem que manter a casa higienizada e organizada é fundamental para o bem-estar e também para evitar várias doenças causadas por germes e bactérias, que geralmente tem lugares sujos e bagunçados como preferência para habitação e proliferação. Por este motivo, é necessário sempre deixar a casa limpa e todas as coisas em seu devido lugar.

No entanto, essa pode ser uma tarefa bem mais difícil do que parece, especialmente para quem tem uma rotina intensa de trabalho e estudos. Desta forma, várias das tarefas que deveriam ser feitas diariamente para manter a arrumação e a limpeza da casa, são deixadas de lado, causando desconforto e alguns problemas de saúde para as pessoas que moram na casa.

Buscando ajudar você a ter uma rotina de limpeza facilitada e prática, nós separamos 3 dicas super simples e eficazes para te passar, confira:

1. Faça uma lista das tarefas diárias, semanais e quinzenais

O primeiro passo para ter uma rotina de limpeza que funcione é fazer uma lista de todas as tarefas da casa e dividi-las em 3 partes: as diárias, as semanais e as quinzenais.

As tarefas diárias são aquelas que precisam ser feitas diariamente, como lavar as louças, varrer o chão, arrumar as camas, etc.

Já as tarefas semanais são aquelas que precisam ser realizadas semanalmente, como lavar as roupas, lavar o banheiro e limpar no interior dos móveis.

E por último temos as tarefas quinzenais, por exemplo, fazer as compras, trocar as roupas de cama, lavar as cortinas, entre outras.

Após separar todas as tarefas, organizar uma rotina de limpeza se torna muito mais fácil!

2. Defina um dia da semana para cada tarefa

O segundo passo é definir os dias da semana que serão destinados para cada tarefa.

Para isso, você precisa analisar as suas necessidades e de sua família. Assim, conseguirá montar uma rotina de limpeza funcional que agregará muitas vantagens e economia de tempo para seu dia a dia.

Não se esqueça de anotar tudo e seguir à risca todas as tarefas pré-estabelecidas para aquele dia, pois se você não fizer isso, poderá se enrolar novamente com os afazeres, tornando seu dia a dia um pesadelo novamente.

3. Lave as roupas 2 vezes por semana

A terceira e última dica que temos para passar para você é lavar as roupas no mínimo 2 vezes por semana, uma vez que você não precisará perder muito tempo com essa tarefa, e poderá realizá-la de uma forma mais eficiente e prática.

Além disso, quanto mais as roupas sujas demoram para serem lavadas, mais a sujeira gruda nelas, tornando a lavagem mais difícil a cada dia.

Ademais, é sempre recomendado lavar as roupas no início e no final da semana, para tê-las limpas e cheirosas sempre e evitar dores de cabeça e problemas na hora de realizar a lavagem.

Ah, e não se esqueça de adicionar as tarefas “dobrar as roupas e guardá-las nos guarda roupas” em sua rotina de limpeza semanal!

 

Agora que você já sabe como montar uma rotina de limpeza para a semana. Então, sega nossas dicas, para não se enrolar mais com a higienização da casa em seu dia a dia!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.