Como comprar hortaliças sem erro

Descubra dicas simples para comprar hortaliças de forma correta

Quer aprender como comprar hortaliças sem erro? Separamos hoje dicas infalíveis para você ir ao hortifruti ou mercado bem preparado e escolher sem medo de errar. Confira os principais produtos e seus benefícios com as nossas dicas incríveis, hoje, 17 de fevereiro. 

Veja como comprar legumes e hortaliças sem erro

Dicas para comprar hortaliças sem erro -- Reprodução Canva
Dicas para comprar hortaliças sem erro — Reprodução Canva

Você tem o costume de consumir hortaliças e já se frustrou ao escolher uma não tão boa para trazer para a casa? Isso pode acontecer não só com as hortaliças, mas também com algumas frutas e outros tipos de vegetais que podem não ser tão fáceis assim de escolher. Confira nesse artigo as principais dicas para escolher hortaliças sem erro.

O que são hortaliças?

Hortaliças são os vegetais produzidos em hortas. Existem vários tipos e formas, sendo que a maioria está muito presente em nosso cotidiano. Existem as hortaliças tuberosas, que são aquelas que crescem dentro do solo como, por exemplo, a cebola e o alho. E existem, também, as hortaliças herbáceas, que são os vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo como, por exemplo, o alface e o repolho.

Seja qual for o tipo de hortaliça que você deseja consumir, saiba que existem algumas dicas para serem seguidas na hora de fazer sua escolha. Dicas que, muitas vezes, facilitam sua jornada e fazem com que apenas bons alimentos venham para sua casa evitando ainda mais o desperdício!

Benefícios das hortaliças 

As hortaliças, além de muito saborosas, podem ser fazer parte de qualquer tipo de prato feito. Seja na salada ou na composição do prato, são ótimas para sempre ter em casa e fazer ótimas combinações! Para a saúde, os benefícios são inúmeros. Cada hortaliça tem seu benefício, mas, o que mais impulsiona em nosso dia a dia, é dar aquele gás e a aquela energia que você precisa para conseguir fazer todas as atividades do seu dia sem muitas complicações. 

Além disso, assim como as frutas, as hortaliças também ajudam no aumento da imunidade do corpo. Isso evita a necessidade de tomar outras vitaminas, por exemplo.

Brócolis: como escolher e quais são seus benefícios

O brócolis é uma das hortaliças mais completas, em termos de nutrientes, por isso, ele deve estar no seu cardápio de alimentos. Quando ingerido regularmente, ele ajuda muito a aumentar a imunidade do corpo, sendo um ótimo aliado para os tempos de tantas doenças.

Na hora de fazer a escolha para levar para a casa, dê preferência para aqueles com os galhos firmes e bem verdes. Evite aqueles murchos e com folhas amareladas, pois podem estar mais velhos.

Tomate: como escolher e quais são os benefícios para a saúde

O tomate é outra hortaliça que é muito versátil e facilmente utilizada em diversos pratos do dia a dia, além de muito saboroso! Traz, também, muitos benefícios para a saúde, pois ele é altamente rico em vitamina C e possui um grande teor de vitaminas e fibras que ajudam o nosso organismo. O tomate também é ótimo para controlar o fluxo sanguíneo!

Quando for fazer a escolha do tomate, dê preferência para aqueles de pele firme e lisa, evitando aqueles que estão muito moles.

Cenoura: como escolher e quais são os benefícios para a saúde 

A cenoura é uma grande aliada para o corpo, já que possui muito ferro e pode aumentar nossa imunidade. Além disso, a hortaliça pode proteger a visão contra a degeneração macular e é ótima para a pele também.

A cenoura boa deve estar firme, por isso, evite aquelas rachadas e com aspecto de ressecamento ou manchas escuras. Quando a parte mais próxima do talo está esverdeada, é sinal de que a cenoura está mais amarga!

Saiba como escolher pimentão e quais são os benefícios para a saúde 

Ricos em diversos nutrientes, o pimentão verde e, principalmente, o amarelo, são ótimos para aumentar a imunidade do nosso corpo, ajudando no nosso cotidiano. O pimentão tem muita versatilidade e pode ser usado tanto cru, em salada, como refogado ou ao forno, em algumas receitas.

Para acertar na escolha, tanto do pimentão verde quanto do amarelo, basta olhar o fundo da hortaliça: aqueles com quatro gomos são fêmeas e possuem um sabor mais intenso.

Saiba como escolher alface e quais são os benefícios para a saúde 

A alface é uma ótima hortaliça para a saúde dos ossos e intestinos, além de prevenir a anemia, já que tem muito ferro. Existem diversos tipos de alface, sendo cada um com seu sabor diferenciado e perfeito para cada tipo de prato.

Para escolher a alface, certifique-se de que as folhas estão com uma boa aparência e evite aquelas queimadas ou murchas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.