Como congelar hortaliças; aprenda técnicas interessantes

Confira as nossas dicas incríveis de como conservá-las

O consumo de hortaliças é extremamente benéfico para a saúde, Então, é um tipo de alimento que deve ser mantido na dieta diária de todos nós. No entanto, também é um tipo de alimento que pode estragar muito rapidamente, principalmente se você precisa comprar em muita quantidade por conta da sua rotina de supermercado. A solução para esse problema é muito simples! Você pode congelar as hortaliças e preservar a durabilidade das suas compras. Confira agora nossas dicas incríveis de como congelar hortaliças.

Aprenda como congelar hortaliças

Quer saber como congelar hortaliças? Você pode evitar desperdícios e impedir que os alimentos estraguem na sua geladeira através do congelamento. Com isso, as hortaliças podem durar por muitos meses se você utilizar as técnicas corretas. Isso vai preservar textura, sabor e até mesmo o valor nutricional dela. 

Com isso, preparamos algumas dicas e técnicas que podem ser muito úteis no seu dia a dia. Assim, esperamos que você consiga tanto preservar seus alimentos quanto manter uma rotina alimentar saudável. 

Na hora de como congelar hortaliças, como armazenar? 

Uma das grandes dúvidas é como vamos armazenar essas hortaliças para preservar todas as suas qualidades. 

É muito interessante você não congelar diretamente após comprar essas folhas. Então, você deve, primeiramente, lavar as hortaliças, secar muito bem e picar o menorzinho possível. Assim, a secagem pode ser feita naturalmente. Por isso, deixe os alimentos em descanso em alguma superfície seca para que a água apenas evapore. 

Com isso, você vai inserir as hortaliças em um saco plástico ou vidro com tampa. 

E como resolver o problema das folhas murchas após descongelar?

É verdade que alimentos folhados ficam bem moles e murchos quando descongelados várias vezes. Isso pode trazer uma textura estranha para a sua refeição. 

O segredo é nunca utilizar esses alimentos crus. Portanto, evite fazer o descongelamento no micro-ondas ou deixar descongelar naturalmente em temperatura ambiente. Dessa forma, o ideal é consumir as hortaliças sempre cozidas ou refogadas. Ou seja, você vai retirá-las do congelador e colocá-las diretamente na panela já com água quente. 

Outra opção viável é fazer sucos, principalmente aqueles sucos verdes detox. Isso porque você também não vai precisar descongelar as hortaliças para consumi-las cruas. Nesse caso, você pode jogá-las diretamente no liquidificador e bater o suco normalmente. 

Lembrando que essa técnica não faz o alimento perder o sabor. Isso porque, na verdade, o gelo apenas vai se misturar com a própria água natural. 

Também é possível usar a técnica do branqueado

Também é possível usar a técnica do branqueado - Reprodução Canva
Também é possível usar a técnica do branqueado – Reprodução Canva

Essa técnica é bastante simples e vai ajudar a conservar melhor os alimentos. Assim, a técnica mantém, principalmente, a textura no momento de descongelar. 

A base dessa técnica é cozinhar os alimentos muito rapidamente de modo uniforme em água fervente. 

Você vai cortar as hortaliças em tamanhos iguais. Então jogue diretamente numa panela com água fervendo. Em seguida, conte 30 segundos a 1 minuto e confira se elas estão um pouco mais firmes. 

Deixe previamente uma água com gelo separada. Quando passar o minuto, tire a panela do fogo e escorra muito bem os alimentos. Logo depois, sem esperar esfriar, coloque as hortaliças mergulhadas na água com gelo. Em seguida, escorra a água antes de colocar no congelador. 

No caso de hortaliças verdes, é interessante colocar um pouco de sal na água. Assim, isso fará com que o efeito seja mais eficiente e duradouro. Além disso, no caso de hortaliças mais claras (brancas), você pode utilizar um pouco de vinagre para que surja o mesmo efeito mais satisfatório. 

Outras dicas de armazenamento 

É importante tampar bem os potes por conta do cheiro que pode sair. Aliás, esse cheiro pode passar para os outros alimentos, interferindo, possivelmente, no gosto dos outros alimentos armazenados. 

Não encha os potes completamente. Afinal, pode haver um aumento de volume nos alimentos congelados, principalmente por conta do acúmulo de gelo. Com isso, é interessante deixar 2cm de espaço na vasilha. 

Tente não misturar os alimentos nas vasilhas. Então, coloque salsinha em uma vasilha e cebolinha em outra, por exemplo. 

Armazene as hortaliças na quantidade que você vai consumir. Isso fará com que você não precise descongelar várias vezes. Isso pode fazer com que haja perda da textura e dos nutrientes. 

DICA EXTRA: Identifique os alimentos com uma etiqueta para que você não descongele errado. O motivo é exatamente para não descongelar as hortaliças desnecessariamente. Aliás, também é interessante colocar datas. Assim, você descongela os alimentos “mais velhos” primeiro e não corre risco de deixar um determinado alimento por tempo demais. 

Não corre risco de estragar, mas é interessante para manter as qualidades das hortaliças. 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a conservar suas hortaliças!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.