Economizar na conta de luz pode trazer grandes impactos no orçamento familiar. Entretanto, para reduzir o consumo de energia elétrica em uma residência, é necessário uma mudança de hábitos e ações que possam garantir um alívio no bolso no final do mês. Felizmente, com algumas dicas, é possível gastar menos.
Todavia, pode-se economizar na conta de luz com algumas alterações na cozinha com algumas práticas, que podem levar a uma grande redução do consumo mensal. A energia elétrica está cada vez mais cara, visto que há uma necessidade de diminuir os gastos, o que pode ser feito com algumas mudanças no dia a dia.
A princípio, a mudança de atitude envolvendo a utilização da cozinha residencial, pode ser considerada uma das grandes ações que geram uma economia bastante significativa. De fato, é neste espaço da residência, onde é encontrado a grande totalidade de eletrodomésticos, que são bastante utilizados.
A família se reúne com frequência na cozinha, portanto, é indicado que todos se envolvam na economia de energia elétrica. Através de simples ações, é possível gastar bem menos, reduzindo a conta do final do mês. Veremos abaixo o que fazer para garantir uma maior economia de energia elétrica:
1 – Utilize lâmpadas de LED
Pode ser uma boa deixar de lado as lâmpadas fluorescentes e utilizar as de LED. Ao se comparar as duas, constatou-se que a última consome até menos do que 60% de energia elétrica. Vale ressaltar que a sua duração também é maior. Uma boa opção são as brancas, capazes de iluminar melhor.
2 – Escolha uma geladeira econômica
Analogamente, uma geladeira de duas portas, moderna, enorme, pode ser o sonho de muitas pessoas. No entanto, é preciso observar se vale mesmo a pena adquirir o produto. Deve-se prestar atenção em suas necessidades e comprar uma que lhe atenda. De nada vale um grande equipamento se você mora sozinho.
3 – Selo Procel
Uma das melhores maneiras de economizar energia elétrica, é comprar equipamentos com o Selo Procel, eletrodomésticos com classificação A. Desse modo, o gasto energético é bem menor. Vale a pena procurar observar esta questão. Atualmente existem produtos com classificação A+++.
4 – Feche a geladeira
Abrir a geladeira apenas quando é necessário e a fechar rapidamente durante seu uso pode contribuir com um grande alívio no bolso no final do mês. Antes de abrir o eletrodoméstico, pense no que irá pegar, para não ficar com ele aberto durante muito tempo. Ele deve ficar de portas abertas o menor tempo possível.
5 – Utilize filtro de barro
Algumas geladeiras apresentam um filtro de água em suas portas que possuem a vantagem de esfriar bastante o líquido, sendo bastante utilizados. No entanto, o gasto de energia é bem maior. Portanto, para economizar, é conveniente utilizar aqueles filtros de barro tão comuns em residências brasileiras.
6 – Limpe a geladeira
Uma boa dica para economizar na conta de energia elétrica é limpar a geladeira sempre que possível. Quando ela está muito cheia, acaba consumindo muito mais, contribuindo para o gasto mensal de luz elétrica na residência. É preciso mantê-la limpa e em bom estado de conservação.
Como economizar na conta de luz
A economia de energia elétrica não deve ficar só na cozinha. Em suma, é preciso que toda a família se junte nestas horas para não gastar muita luz elétrica. Neste caso, deve-se reduzir a frequência de banhos quentes, visto que o aquecimento de água é responsável por cerca de 20% da energia.
Racionalizar o tempo dentro do chuveiro também é uma ótima dica. Pode ser uma boa ideia tomar um banho quente fora do período de pico, entre às 18h e 21h. Aliás, além disso, é conveniente cortar o hábito de dormir com a TV ligada, que pode consumir muita energia elétrica, gerando uma grande economia.
A utilização do ferro elétrico também deve ser observada, eles gastam cerca de 7% de todo o consumo residencial. Em síntese, o ideal é acumular um grande número de roupas para passar tudo de uma só vez. Em relação à máquina de lavar, o mesmo deve ser feito, colocando muitas peças de roupas em sua utilização.