Saiba como definir corretamente o seu nicho de mercado

Confira mais detalhes de como ter a definição correta

Se você trabalha com negócios, provavelmente já ouviu falar que encontrar um nicho de mercado específico é crucial. Você sabe o que esse termo significa e, mais importante, como definir corretamente o seu nicho de mercado?

Portanto, ao longo dos parágrafos seguintes, vamos aprofundar no assunto discutindo o que é, porque definir um é tão crucial e como fazer isso.

O que é exatamente um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é um grupo de consumidores cujas necessidades não são atendidas por qualquer produto ou serviço existente. Portanto, é um equívoco comum pensar que nicho e segmento de mercado são sinônimos, quando na verdade não são.

Exemplificando a segmentação de mercado:

Você tem uma empresa de alimentação, que vende marmitas, e é voltada para pessoas veganas e vegetarianas. Por isso, vamos fazer uma pausa agora e analisar. Você tem um setor de mercado, que é o da alimentação, mas é possível também estabelecer, um requisito bem específico para este mercado: Por exemplo, oferecer para as pessoas que são veganas e vegetarianas, não consomem carne, então, encontramos o seu nicho específico.

Saiba como definir corretamente o seu nicho de mercado?
Saiba como definir corretamente o seu nicho de mercado? Foto: Canva Pro

Como definir corretamente o seu nicho de mercado?

Agora que você tem a compreensão de quão crucial é um nicho de mercado, chegou a hora de examinar algumas dicas que ajudarão você a encontrar o caminho certo para sua empresa.

Estabeleça o seu segmento de mercado e nicho que pretende competir

Antes de definir o mercado-alvo e o setor específico, você deve primeiro definir seu nicho. Assim, continue estreitando sua área de atuação, como vimos no exemplo dado acima.

Para tanto, direcione o seu ramo de atuação, depois segmente o mercado, e estabeleça o seu nicho. Assim, seguindo o exemplo anterior temos:

  • Setor: alimentação;
  • Segmento: marmitas;
  • Nicho de mercado: pessoas veganas e vegetarianas.

Determine os pontos fortes e as habilidades do seu negócio

Pode ser tentador trabalhar com os produtos ou serviços mais populares. Pois, mesmo sendo algo para se ter em mente, não deve ser o fator decisivo. Dessa forma, você deve se autoanalisar e perceber quais são as suas habilidades.

Retomando o exemplo acima, é preciso se perguntar:

  • Você tem habilidade em cozinhar?
  • Possui receitas veganas e vegetarianas que podem ser produzidas?
  • Você tem estrutura de uma cozinha grande para poder produzir as marmitas?
  • Você irá fazer marmitas para congelar?
  • Então, você oferecerá marmitas recém feitas?

Sabendo exatamente o que você quer, terá mais liberdade para tomar decisões e determinar as necessidades de seu público-alvo. Logo, percebeu como as chances de sucesso da sua empresa melhoram quando você se concentra em fazer um bom trabalho do qual gosta?

Encontre um problema que precisa ser corrigido

Encontrar o seu nicho de mercado requer zerar uma necessidade entre um grupo demográfico específico que atualmente está sendo ignorado pelo mundo dos negócios. Sendo assim, a partir daí, você pode começar a conceituar a solução que pode oferecer por meio de um produto ou serviço.

Então, se você está começando no mundo dos negócios, o modelo Lean Canvas pode te ajudar a estruturar sua empresa pensando nessa solução.

Você pode esclarecer para si mesmo e para potenciais investidores qual será o propósito de sua empresa, usando este documento de uma página para discutir o nicho de mercado e o problema que pretende resolver.

Determine se sua ideia pode ser implementada de forma lucrativa para este nicho de mercado

Após identificar o mercado-alvo, o público-alvo e o problema a ser resolvido, é hora de avaliar a viabilidade da empresa do ponto de vista financeiro.

Você deve ficar de olho na demanda e na concorrência para conseguir isso.  Aliás, esses dois tamanhos são proporcionais um ao outro na maioria dos casos. Ou seja, em geral, a concorrência aumenta conforme a demanda.

Portanto, você precisa encontrar um segmento de mercado onde ainda haja clientes em potencial suficientes para justificar seus esforços. No entanto, onde o nível de concorrência seja administrável.

Faça uma análise competitiva

Finalmente, após avaliar todos os pontos anteriores, é hora de olhar para a concorrência e fazer uma análise do mercado como ele se apresenta atualmente.

Quando discutimos nichos de mercado, pretendemos fornecer novas abordagens para problemas comuns. Para isso, observe as empresas que estão competindo pelos mesmos clientes que você. Mas, ofereça produtos ou serviços semelhantes, em vez daquelas que oferecem a mesma coisa que você.

Percebeu a importância de estabelecer o nicho de mercado para a sua empresa?

Todo o direcionamento das atividades está relacionado com este nicho, e devem atender o que você se propõe. Então, se considerar o exemplo acima, você terá que oferecer marmitas, sem carne e sem nenhum alimento derivado de origem animal. Além disso, deverá incluir muitos legumes e vegetais na marmita, mas que tenham poder de suprir na alimentação, a falta da proteína da carne.

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