Entenda a diferença entre público-alvo e persona

Confira aqui qual é a diferença entra público-alvo e persona

Compreender o seu público-alvo e as pessoas com quem você deseja se relacionar é crucial para o sucesso das estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Sua capacidade de falar de necessidades e interesses do seu público depende de sua familiaridade com quem eles são e com o que se importam. Por isso que hoje, nós vamos indicar a diferença entre público-alvo e persona.

Quando sua empresa tem um profundo conhecimento de seu público-alvo, ela pode criar campanhas de marketing direcionadas com maior probabilidade de atrair novos clientes.

E para esse propósito, seu negócio precisa ter dois conceitos: self e público-alvo. Você sabe o que define eles?

O que é, exatamente, o público-alvo?

O termo público-alvo é usado para descrever as características demográficas, sociais, econômicas e comportamentais de pessoas que esperam comprar seu produto. Esse grupo demográfico será o foco de publicidade e vendas.

Você deve ter dados disponíveis para definir seu público-alvo:

  • Situação socioeconômica;
  • nível de escolaridade;
  • cidadania;
  • faixa etária, sexo, preferências do consumidor;
  • local de residência;
  • poder aquisitivo e ocupação.

O público-alvo continua sendo um recurso útil para determinadas tarefas, como desenvolvimento de produtos e pesquisa de mercado, orçamento e identificação de canais eficazes para o lançamento de novas campanhas.

diferença entre público-alvo e persona-Reprodução Canva
diferença entre público-alvo e persona-Reprodução Canva

O que é uma persona?

Primeiramente, por muito tempo, as estratégias de marketing e vendas de uma empresa são guiadas pela definição da empresa sobre seu público-alvo.

A definição de persona começou a vir a tona com a vinda da internet, o que trouxe uma verdadeira revolução nos hábitos de compra e uma revolução genuína nos hábitos de acesso à informação das pessoas.

Assim, as empresas agora precisam desenvolver estratégias segmentadas em vez de amplas, para poderem obter uma compreensão mais sutil das vontades, necessidades e desejos de seus clientes.

Conhecidas como buyer personas, são representações fictícias dos clientes ideais de uma empresa, baseadas em consumidores reais. A principal distinção entre as duas ideias é que a última leva em consideração os traços psicológicos e comportamentais únicos de uma pessoa para melhor representar um determinado grupo demográfico.

Os dados usados para determinar as características de um indivíduo são:

  • o seu produto ou serviço;
  • fatores ou pessoas influentes;
  • canais que prefere para receber notícias;
  • redes sociais mais utilizadas;
  • tecnologias consideradas mais confiáveis.

Lembre-se de que pessoas diferentes na mesma empresa podem ter preferências diferentes pelo mesmo serviço ou produto. Ou seja, é essencial pensar nas qualidades que definem um grupo de clientes significativamente importantes para o seu negócio, seja em termos de número absoluto de pessoas, nível de influência ou poder de compra.

As entrevistas com pessoas reais são um recurso poderoso para fornecer inteligência de negócios acionável em áreas como:

  • formato de apresentação ideal para o conteúdo de saída;
  • cronograma de e-mail marketing;
  • estabelecendo-se em um idioma;
  • selecionar e escolher quais tópicos cobrir são considerações importantes;
  • identificar o tempo ideal para apresentar uma solução;
  • saber onde colocar seu dinheiro e seus anúncios é essencial.

Finalmente, qual é a diferença entre uma persona e um público-alvo?

Vimos que existem distinções essenciais entre as duas ideias. Embora o público-alvo possa coletar informações amplas sobre os clientes e potenciais clientes de uma empresa, as entrevistas com pessoas reais podem fornecer muito mais profundidade e detalhes, ajudando as equipes de marketing e vendas a definir a estratégia mais eficaz para cada campanha.

Ainda que, o público-alvo seja um subconjunto da população com maior probabilidade de fazer uma compra de sua empresa, o indivíduo se concentra em desenvolver um perfil abrangente desse subconjunto, buscando respostas para perguntas subjetivas.

Nos últimos anos, tornou-se uma prática cada vez mais comum, empregar seres humanos na definição de estratégias de comunicação.

Assim, tanto o público-alvo, quanto a persona, são duas ferramentas de marketing que se complementam. Embora seu público-alvo vai determinar com quem você deve falar, é seu trabalho colocá-lo em contato com eles. Existem, é claro, empresas com mais de uma persona.

O público-alvo e a persona adaptarão suas estratégias de marketing para “conversar” com o cliente e atrair aqueles com maior propensão a comprar. Além disso, é provável que os consumidores confiem em marcas que atendam especificamente às suas necessidades e desejos.

Por fim, você só vai saber com certeza quais são após definir seu público-alvo e aprender mais sobre você.

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