Confira os detalhes do futuro concurso CGM Niterói RJ

Saiba mais informações sobre este processo seletivo que ainda pode acontecer neste ano

A movimentação dos concursos públicos para 2023 já começaram a acontecer. Pois, um dos mais esperados para o primeiro semestre do ano é o da CGM Niterói RJ.

Logo abaixo você verá informações pertinentes à CGM Niterói RJ e também detalhes do futuro concurso da controladoria.

O que é a CGM e suas funções

Um novo concurso público para o provimento dos cargos da CGM Niterói RJ está se aproximando. Então, se você tem interesse em prestá-lo é importante entender um pouco do que é a Controladoria Geral do Município.

As atribuições da Controladoria e, também, as suas competências estão definidas na legislação do órgão em questão.

Resumidamente, ela funciona como uma responsável pela defesa do patrimônio público e também por deixar claras as ações do município. Consequentemente, o que automaticamente reduz e previne ações de corrupção na região.

É possível trabalhar em diversos cargos da CGM Niterói RJ, dentre eles, Auditor Municipal, Analista de Políticas Públicas, Advogado, Contador e outros.

Confira as informações relevantes do concurso anterior do CGM Niterói RJ

Então, o último edital lançado da CGM Niterói RJ aconteceu no dia 12 de janeiro de 2018. No certame, contou com a disponibilidade de 30 vagas divididas para os cargos de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental e Auditor de Controle Interno.

As etapas do concurso deram início a partir do momento da inscrição, porém não pararam por aí. Desse modo, em todos os cargos houve a aplicação das provas escrita e discursiva.

Além disso, ambas as etapas de provas eram de caráter eliminatório e também classificatório. Após finalizar estas etapas, a análise de títulos foi outra etapa de classificação.

Apenas os convocados após a realização dessas 3 primeiras etapas, puderam realizar curso de formação, o qual, também, possuía caráter eliminatório e classificatório.

Por fim, a análise da vida pregressa ao término do curso de formação poderia também ser um fator eliminatório.

Sendo assim, somente ao ter a aprovação em todas as etapas, o candidato seria empossado para o cargo em questão na CGM Niterói RJ.

Conteúdo programático do concurso CGM

O conteúdo programático para todos os cargos foi dividido em 3 módulos. Então, a aplicação do Módulo Um foi igual para todos os cargos. Na aplicação da prova, estiveram presentes, as matérias como Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico.

Enquanto, para o cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, voltado para a área de gestão governamental, os módulos 2 e 3 eram diferentes do cargo de gestão de tecnologia.

Assim, no módulo 2 foram exigidas matérias relacionadas ao Direito Administrativo e Constitucional e também, Administração Financeira e Orçamentária. Em seguida, o módulo 3 dessa área cobrou Administração e Políticas Públicas e Gestão Governamental, totalizando então 80 questões.

Enquanto que para o cargo de analista focado em gestão de tecnologia, no módulo 2 foram cobradas Noções de Direito Administrativo e Constitucional. Por fim, aqui no módulo 3, aplicou a matéria de Conhecimentos Específicos, que também totalizou 80 questões.

Quem optou por realizar a prova para o cargo de Auditor Governamental teve como conteúdo programático Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Constitucional, Administração Financeira Orçamentária. Assim como, Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Controle e Gestão Pública, e por fim, Contabilidade Geral.

Já no cargo de Auditor na área de Controladoria houve uma distinção no terceiro módulo, contando com as Matérias de Controle e Gestão e Legislação Específica.

Quando sai o futuro edital CGM Niterói RJ?

De acordo com as informações e atualizações a respeito de um próximo concurso da CGM Niterói RJ, sabe-se que a comissão dele já foi formada. Por isso, existe a expectativa de que ocorra a publicação do edital até meados de 2023.

Sendo assim, para esse novo concurso existe a chance de 15 vagas serem disponibilizadas para o cargo Auditor Municipal de Controle Interno.

Essas 15 vagas estarão distribuídas da seguinte forma: 5 para Advogado, 5 para Contador e 5 para outras áreas. Estão inclusas nessas áreas para graduados em Engenharia, Economia, Administração, a Ciências Atuariais e outros podem prestar esse concurso.

Portanto, o ideal é ficar atento a toda a movimentação desse concurso. Além disso, já intensificar a sua preparação para ficar cada vez mais perto da aprovação almejada, dentro no número de vagas.

Além das 15 vagas imediatas, existe também a possibilidade de cadastro de reserva. Vale dizer, que de acordo com o último edital, quem ingressar nos cargos terá como salário inicial R$ 5.500,00.

Por essa razão, alavanque os seus estudos e intensifique-os para que seja possível tomar posse o quanto antes do almejado cargo na CGM Niterói RJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.