Aplicativo falso rouba dados dos usuários do Telegram (entenda!)

Quem utiliza o aplicativo deve tomar certos cuidados

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode ser utilizado por smartphones, tablets e computadores. Com a ferramenta, é possível enviar vídeos, textos, fotos, além de criar grupos com até 200 mil participantes. Apesar destas facilidades, um app falso tem perturbado seus usuários.  

Para que se possa ter uma maior segurança no manejo de um dispositivo móvel, como o celular, por exemplo, é preciso tomar certos cuidados, principalmente em relação aos aplicativos baixados. Todavia, é comum que alguns usuários façam o download de um software que possa danificar o seu celular.

Um aplicativo malicioso destinado aos celulares Android tem feito alguns estragos. Aparentemente, ele se mostra como o Shagle, uma versão atualizada do Telegram. Ele é um site para computador, que possibilita a seus usuários, realizar conversas em vídeo com pessoas de todo o mundo, em tempo real.

A empresa de cibersegurança, ESET, apontou o golpe. A plataforma não possui um aplicativo, ela deve ser utilizada apenas em um computador. Alguns hackers então passaram a aproveitar que muitas pessoas não sabiam desta particularidade do Shagle e criaram um app falso que utiliza o Telegram para espionar os celulares.

Aplicativo falso

A princípio, de acordo com a empresa ESET, os usuários do Telegram estão baixando o aplicativo em um site falso que finge ser do Shagle. Ele não está disponível em lojas de aplicativos como o Google Play e a App Store. Vale ressaltar que o software falso ataca apenas os celulares Android. 

Segundo o porta-voz da ESET, Gutierrez Amaya, “Não houve subterfúgio para sugerir que o aplicativo estava disponível no Google Play, e não sabemos como as vítimas em potencial foram atraídas ou descobriram o site falso”. Estima-se que os usuários tenham encontrado o site através de mecanismos de busca na internet.

Para Amaya, as vítimas do aplicativo falso podem ter se descuidado e agido com ingenuidade, clicando em um link falso sem tomar consciência disso. O fato é que o app espiona o celular do usuário, trazendo uma série de problemas. Eles podem gravar conversas, copiar mensagens de SMS, acessar o registro de chamadas, etc. 

Ademais, o aplicativo falso atua sobre o Telegram do usuário e pode filtrar suas informações, e fazer com que ferramentas maliciosas passem a atuar no dispositivo móvel, sem que a pessoa perceba o que está acontecendo. Felizmente, é possível evitar quaisquer problemas relacionados ao app facilmente.

Como se prevenir do golpe

O usuário pode se prevenir do golpe do aplicativo falso em seu Telegram de uma maneira bastante simples. É importante ressaltar que para utilizar o celular com segurança, deve-se baixar os aplicativos para os smartphones apenas em plataformas oficiais de download, como a Google Play e a App Store.

Além disso, quem baixar um aplicativo deve ficar atento às permissões que os softwares exigem. O ideal é ler tudo o que está relacionado ao app em questão. Outra dica é utilizar um bom antivírus em seu celular Android, para garantir uma proteção extra contra softwares maliciosos.

O aplicativo utiliza o código aberto do Telegram para imitar o Shagle, e depois de seu download ele passa a espionar seus usuários. Em síntese, além de seus recursos de espionagem, ele pode filtrar a utilização de mais de 17 aplicativos, como o Viber, Skype, Gmail, Messenger e o Tinder.

Como o Shagle funciona

O Shagle é considerado atualmente, o melhor chat ao vivo do mundo. Os usuários da plataforma conseguem conversar com pessoas de qualquer lugar do planeta através de sua câmera de vídeo, em tempo real. Desse modo, ele também utiliza uma ferramenta de tradução de idiomas, auxiliando na comunicação de seus usuários.

Analogamente, uma facilidade da ferramenta é de que é possível que o usuário esconda seu rosto através de uma máscara virtual para manter segredo sobre sua identidade. Também é possível filtrar o bate papo através de suas configurações para que a pessoa utilize a ferramenta de acordo com seu interesse e necessidade.

A plataforma Shagle atualmente possui cerca de 2,9 milhões de membros em todo o mundo. A maioria de seus usuários são homens. Em conclusão, ela é uma ferramenta bastante simples , e oferece uma grande segurança aos seus usuários. No entanto, com este golpe dos hackers sobre o Telegram, é preciso ficar atento. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.