RJ: Escolas da rede municipal do Rio retomam aulas presenciais sem rodízio

O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura do Rio de Janeiro recomendou nesta quarta-feira (6) que as aulas presenciais sejam retomadas de forma plena na capital. A recomendação acontece após registro de melhora no cenário epidemiológico no Rio.

Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMS) deve divulgar em breve um cronograma com o planejamento para a volta às aulas presenciais sem rodízio de alunos. O planejamento deve orientar 1.543 escolas da rede municipal do Rio intensificarem o ensino presencial.

As escolas da rede municipal do Rio já retomaram as aulas presenciais. No entanto, até o momento, as unidades adotaram o rodízio, no qual os estudantes são separados em dois grupos. Assim os grupos alternam a cada semana entre as aulas presenciais e o ensino remoto.

De acordo com Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação, o retorno pleno permitirá que todos os alunos frequentem as escolas todos os dias.

“É uma vitória da ciência, que vem avançando muito com a vacinação, e uma vitória para a educação, visto que nós queremos cada vez mais nossos alunos nas nossas escolas, onde eles podem se alimentar de maneira adequada, com um prato de comida decente, aprender da melhor forma possível, ter acolhimento socioemocional e várias outras situações que só a escola pode oferecer”, afirmou o secretário.

Sepe-RJ critica decisão

Apesar da melhora no cenário epidemiológico, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiros (Sepe-RJ) considera que o retorno pleno é precipitado.

De acordo com o coordenador-geral da entidade, Gustavo Miranda, muitas escolas não tem condições estruturais para receber os alunos com segurança por falta de ventilação.

“[…] a decisão do Comitê Científico do Rio de Janeiro prevê a abertura das escolas e fala que as escolas têm que estar ventiladas, usar máscara e tudo mais. Entretanto, as escolas não vão estar ventiladas porque não existem, em muitas escolas, condições estruturais para que isso ocorra”, disse.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM libera locais de prova da 3ª etapa do PSC 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.