Riscos de não saber dizer “não” – Descubra quais são

Embora talvez você ainda não tenha parado para pensar sobre isso, a verdade é que existem alguns riscos de não saber dizer “não”. No começo, aceitar algo que não queremos pode parecer simples, sem impactos em nossa saúde. Porém, à medida que esse comportamento se transforma em um hábito, diversas consequências podem começar a aparecer em nossa rotina.

Por isso, neste texto nós listamos alguns desses riscos para que você possa refletir com a gente. Vamos lá!

Descubra os principais riscos de não saber dizer “não”

Os riscos de não saber dizer “não”, no começo, são silenciosos e parecem brandos. Porém, como mencionamos acima, quando esse comportamento se transforma em um hábito, e a pessoa passa a ter “vergonha” ou angústia em dizer “não”,  a sua vida pode ser impactada negativamente. Veja alguns desses impactos:

1. Sobrecarga de trabalho

Aceitar tudo o que o chefe solicita não é a coisa mais simples do mundo. Afinal, pode ser que você acabe se sobrecarregando com trabalho, apenas por ter medo de negar alguma coisa. E nessa tentativa de fazer tudo, você vai aceitando demandas que lhe fazem trabalhar além da conta, todos os dias.

2. Esgotamento físico e emocional

Aceitar todas as demandas alheias também pode proporcionar esgotamento físico e emocional. Esse esgotamento físico pode ser percebido no trabalho, devido aos excessos que levam à exaustão.

Já o esgotamento emocional pode ser notado em relacionamentos interpessoais, nos quais você aceita tudo o que o outro faz, sem dizer “não” ou demonstrar insatisfação. Porém, aceita apenas por aceitar, pois no fundo pode estar sofrendo com isso.

Esses são apenas dois exemplos desses esgotamentos que fazem parte dos riscos de não saber dizer “não”.

3. Frustração por aceitar o que não quer

Muitas vezes, as pessoas que não conseguem negar algo se sentem frustradas por não conseguir. Afinal, elas percebem que mais uma vez se deixaram de lado em prol do que o outro solicitou. Isso causa uma sensação de fraqueza, frustração, etc.

4. Impactos na autoestima e no autoconceito

A sensação de fraqueza, que mencionamos acima, é uma das que mais impacta a autoestima do sujeito, nessa situação. Isso porque esse indivíduo pode se ver como uma pessoa sem posicionamento, e que não sabe falar o que realmente pensa ou deseja. Assim, a autoestima pode vir a ficar abalada, prejudicando o autoconceito e o bem-estar do indivíduo de uma forma geral.

5. Submissão que causa efeitos nocivos na saúde mental

Por fim, um dos principais riscos de não saber dizer “não” é o fato de que a submissão em excesso – e sem ser por livre e espontânea vontade, pode prejudicar a saúde mental. A pessoa pode se colocar em situações humilhantes e degradantes, apenas para suprir as demandas e desejos de outras pessoas.

Assim, à medida que o tempo passa e essa exposição humilhante é mantida, a pessoa pode se sentir frustrada, triste, irritada, estressada, e assim por diante. Logo, a saúde mental, como um todo, pode ficar abalada com esse tipo de postura.

Por isso, aprender a dizer “não” é fundamental para fortalecermos a nós mesmos. Embora possa parecer muito difícil, o “não”, na realidade, pode nos salvar de muitas situações negativas.

Não tenha medo de se respeitar! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.