RG Digital: Novo documento já está disponível para emissão

O novo documento foi lançado para unificar o número de identificação dos cidadãos. Isso porque, até então cada estado do país tinha autonomia para emitir os seus próprios números de identificação.

Nos últimos dias, os brasileiros muito têm discutido sobre o novo RG Digital, afinal, trata-se do principal documento de identificação social. O Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) será utilizado como o único registro na nova Carteira de Identidade.

Segundo as informações, o novo documento foi lançado para unificar o número de identificação dos cidadãos. Isso porque, até então cada estado do país tinha autonomia para emitir os seus próprios números de identificação.

Sendo assim, quando um cidadão solicitava uma segunda via do seu RG em outro estado, um novo número de registro seria emitido em seu nome. Assim, a partir do novo modelo, a numeração será única para cada um, sendo ela o CPF.

O que terá no novo RG Digital?

Muitas notícias estão sendo compartilhadas acerca da nova carteira de identificação, no entanto, muitas delas possuem informações equivocadas ao ressaltar que o novo RG traz consigo outros documentos como a CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

Acontece, que a unificação dos documentos se dará através do aplicativo DNI (Documento Nacional de Identificação), criado pelo Governo Federal e acessado pela conta gov.br. No entanto, vale ressaltar que a plataforma digital ainda não foi liberada.

Em suma, o novo RG digital terá as seguintes informações:

  • Identificação do órgão expedidor – número de identificação;
  • Nome completo, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento;
  • Foto em formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), assinatura e impressão digital do polegar direito;
  • Elementos novos para verificação da autenticidade (QR Code);
  • Informações adicionais sobre o tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.

Emissão do novo RG digital

O RG Digital será obrigatório para todos os cidadãos que emitirem o documento a partir de agora, considerando que está em vigência desde o dia 1º de março. Aqueles que o documento antigo ainda não venceu, não será necessário trocar para a nova carteira por agora.

Ou seja, o procedimento será aplicado a todos que solicitarem o RG pela primeira vez ou que tiverem que emitirem a segunda via. Os órgãos responsáveis por liberarem o documento terão até 06 de março de 2023 para se adaptarem às mudanças.

Para emitir o novo documento será necessário cumprir os seguintes passos:

  • 1º passo: será necessário recolher as impressões digitais para que sejam inseridas na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional) do governo.
  • 2º passo: após o registro biométrico, será necessário baixar o aplicativo intitulado como Documento Nacional de Identidade (DNI), onde o cidadão deverá realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível para download).
  • 3º passo: na sequência, o cidadão deverá agendar atendimento em uma unidade físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública para finalização da emissão do documento. O agendamento poderá ser feito pelo aplicativo DNI.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.